Apresentação

20 Setembro 2017, 14:00 Alina Villalva

Todas as informações e materiais relativos a este unidade curricular estão disponíveis em https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/lexi/

Conteúdos programáticos

1.  Falar de léxico é falar de quê?
  O léxico dos falantes
  O léxico das línguas
  O léxico da gramática

2. O léxico do Português
  Fontes para o estudo do léxico
  Fontes dicionarísticas, corpora e bases de dados lexicais
  Dados experimentais
  Breve caracterização histórica
  Variação lexical: Português Europeu e Português Brasileiro

3. Unidades lexicais
  Segmentação do contínuo sonoro e análise gramatical  Identificação das unidades lexicais
     Radicais
     Afixos
     Palavras
     Sequências de palavras

4. Propriedades das unidades lexicais
  Propriedades inerentes e propriedades de seleção
  Caracterização dos radicais verbais. Vogais temáticas e sufixos de flexão verbal
  Caracterização dos radicais nominais. Indíces temáticos e o sufixo de flexão nominal
  Sufixos derivacionaisAfixos modificadores

5. Problemas de categorização
    Classes de palavras: nomes e verbos
    Classes morfológicas: prefixos e radicais, radicais e sufixos

6. O léxico   
    Novas palavras
           Processos morfológicos de formação de palavras
              Estruturas composicionais
              Estruturas lexicalizadas
           Processos não-morfológicos
              Conversão
              Composição sintática
              Empréstimos
              Gramaticalização  
  Palavras em desuso

7. Relações lexicais  
    O conceito de família de palavras 
    Paradigmas lexicais
    Relações de natureza fonética, morfológica, sintática e semântica


Avaliação

Em harmonia com o atual Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (disponível em http://www.letras.ulisboa.pt/pt/sobre-a-flul/legislacao/normas-e-regulamentos/faculdade-de-letras-da-universidade-de-lisboa/181--133/file), os alunos deverão realizar:
           um teste escrito, realizado em aula (10 janeiro 2018);
           cinco exercícios, realizados em aula ou não, de acordo com o previsto no calendário das aulas.
A nota final atribuída a cada aluno corresponde a uma média ponderada dos vários elementos de avaliação: o teste final tem um peso de 70%; os restantes cinco exercícios tem um peso conjunto de 30%.