Sumários

Luciano de Samósata: Uma História Verídica

14 Outubro 2020, 11:00 Marília Pulquério Futre Pinheiro

A crítica literária nas Verae Historiae de Luciano: diálogo e intertextualidade. Processos de composição. Imitação e caricatura (continuação).

BIBLIOGRAFIA:

Anderson, G. 2003. ‘Lucian’s Verae Historiae’, in Schmeling, G. (ed.) 2003. The Novel in the Ancient World, revised edition, Boston and Leiden: Brill., 555-561. 
Futre Pinheiro, M. 2009. “Dialogues between Readers and Writers in Lucian’s Verae Historiae” in M. Paschalis, S. Panayotakis, G. Schmeling (eds.), Readers and Writers in the Ancient Novel, Groningen: Barkhuis Publishing, 18-35.

Futre Pinheiro, M. P. 2016. “Playing the game: fiction, truth, and reality in Lucian’s Verae Historiae”, POLUPRAGMOSUNH: Homenaje al Profesor Alfonso Martínez Díez, Madrid, Ediciones Clásicas,  239-250.



Luciano de Samósata: "Uma História Verídica"

12 Outubro 2020, 11:00 Marília Pulquério Futre Pinheiro

A crítica literária nas Verae Historiae de Luciano: diálogo e intertextualidade. Processos de composição. Imitação e caricatura.

BIBLIOGRAFIA:

Anderson, G. 2003. ‘Lucian’s Verae Historiae’, in Schmeling, G. (ed.) 2003. The Novel in the Ancient World, revised edition, Boston and Leiden: Brill., 555-561. 
Futre Pinheiro, M. 2009. “Dialogues between Readers and Writers in Lucian’s Verae Historiae” in M. Paschalis, S. Panayotakis, G. Schmeling (eds.), Readers and Writers in the Ancient Novel, Groningen: Barkhuis Publishing, 18-35.

Futre Pinheiro, M. P. 2016. “Playing the game: fiction, truth, and reality in Lucian’s Verae Historiae”, POLUPRAGMOSUNH: Homenaje al Profesor Alfonso Martínez Díez, Madrid, Ediciones Clásicas,  239-250.



Luciano de Samósata: retor e sofista

7 Outubro 2020, 11:00 Marília Pulquério Futre Pinheiro

Luciano: a sua vida e a sua obra:

1. Diálogos

2. Panfletos

3. Obras de pura ficção.


 Introdução ao estudo de uma "Uma História Verídica", uma das primeiras obras de literatura de carácter paradoxográfico, na qual a crítica lúcida de Luciano recai sobre os falsos historiadores. O saber literário de Luciano e a vertente caricatural desta sua obra. A crítica literária nas Verae Historiae.



BIBLIOGRAFIA:

Anderson, G. 2003. ‘Lucian’s Verae Historiae’, in Schmeling, G. (ed.) 2003. The Novel in the Ancient World, revised edition, Boston and Leiden: Brill., 555-561. 
Futre Pinheiro, M. 2009. “Dialogues between Readers and Writers in Lucian’s Verae Historiae” in M. Paschalis, S. Panayotakis, G. Schmeling (eds.), Readers and Writers in the Ancient Novel, Groningen: Barkhuis Publishing, 18-35.

Futre Pinheiro, M. P. 2016. “Playing the game: fiction, truth, and reality in Lucian’s Verae Historiae”, POLUPRAGMOSUNH: Homenaje al Profesor Alfonso Martínez Díez, Madrid, Ediciones Clásicas,  239-250.


Apresentação, objectivos e avaliação. O mundo grego na época imperial

30 Setembro 2020, 11:00 Marília Pulquério Futre Pinheiro

1. Apresentação. Programa, bibliografia e avaliação. Objectivos da cadeira. 

2. O mundo grego na época imperial. Tendências literárias da Época Imperial  

     2.1. Contexto histórico:

                 Enquadramento político. Situação económico-social. Parâmetros culturais. Pensamento religioso. 

      2. 2. Tendências literárias da Época Imperial: a Segunda Sofística. Contexto literário e cultural. A arte da retórica. Influência da retórica sobre a literatura. 


         Bibliografia:

  • BOWIE, 1970
  • REARDON, 1971.
  • GEFFCKEN, 1978.
  • ANDERSON, 1989.
  • WHITMARSH, 2005.

 

        AVALIAÇÃO

A avaliação de Literatura Grega IV segue o Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa actualmente em vigor, aprovado em 12 de Setembro de 2018.

Elementos de Avaliação








Data               








Hora









Ponderação

teste

16 de Dezembro 2020

12:30- 14:00


65%

Trabalho

 

 

 

data limite de entrega 16 de  Dezembro de 2020

 

 

20%

 

 

 

Assiduidade e participação nas aulas

 

 

 

15%

 O trabalho deverá ser apresentado e discutido na aula, antes da entrega da versão escrita e não deverá exceder as 5000 palavras.