Sumários
A religião no romance grego
21 Março 2023, 11:00 • Fotini Hadjittofi
Seminário
1. Em que medida as intervenções divinas, os sonhos e os oráculos nos romances devem ser considerados experiências religiosas autênticas? E em que medida são metáforas, ou tropos literários, concebidos para fazer avançar o enredo?
2. Tyche (“Fortuna”) é uma deusa “real” ou um artifício meta-literário?
3. O romance de Longo foi chamado de “religioso”. Existe algo único em como este romance representa o mundo divino? Qual o papel das divindades (Eros, Pã, Dioniso) no desenvolvimento / educação dos dois protagonistas?
A caracterização das personagens
16 Março 2023, 11:00 • Fotini Hadjittofi
Seminário
1. Como é que as personagens são introduzidas nas narrativas? Quanta informação o narrador nos dá no momento da sua introdução a respeito das suas qualidades físicas ou morais?
2. O carácter das personagens é revelado nos monólogos e diálogos citados, ou esses são exercícios puramente retóricos?
3. Em que medida os estereótipos ditam a caracterização?
4. O método de delineação das personagens em Cáriton foi descrito como intuitivo, resultante de um talento genuíno para a observação psicológica, em vez de ser influenciado por considerações teóricas ou seguindo regras retóricas. Como é que ele se compara neste aspecto com A história de Apolónio, rei de Tiro?
O romance grego e o império romano
14 Março 2023, 11:00 • Fotini Hadjittofi
Seminário
1. Será que Cáriton usa o império persa como um modelo para pensar sobre o império romano contemporâneo do seu romance (as implicações positivas e negativas de viver em / ser cúmplice de um império mundial, os desafios que isso representa para a identidade grega, etc.)?
2. O motivo da escravidão ficará mais carregado de significados neste contexto?A alteridade étnica no romance grego
9 Março 2023, 11:00 • Fotini Hadjittofi
O romance de Alexandre
7 Março 2023, 11:00 • Fotini Hadjittofi
1. A relação entre história e ficção neste texto. O género literário: história, biografia, actos.
2. Um texto aberto. Os aspectos sub-literários.
3. A complexa paternidade de Alexandre.
4. O anti-intelectualismo e anti-erotismo do romance.
5. Ecos do cristianismo?