Da Ilíada para a Odisseia

28 Outubro 2019, 10:00 Rui Carlos Fonseca

Desvios ao código heróico na Ilíada.

Tersites, Dólon e Páris como figuras anti-heróicas.

Agamémnon e a retirada da guerra (cantos 2, 9 e 14).

A fuga de Ulisses e dos Aqueus (canto 8).

Ulisses: da Ilíada para a Odisseia.

O proémio da Odisseia.

A estrutura da Odisseia.

Apresentação oral de Alexandra Marina Vieira de Góis (n.º 148465) sobre a Telemaquia.


Bibliografia

Aristóteles, Poética, pref. Maria Helena da Rocha Pereira, trad. Ana Maria Valente, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

Henry, R. M., «The Place of the Doloneia in the Epic Poetry», The Classical Review, Vol. 19, N.º 4, 1905, pp. 192-197.

Louden, Bruce, The Iliad: Structure, Myth, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 2006.

Postlethwaite, N., «Thersites in the Iliad», Greece & Rome, Second Series, Vol. 35, N.º 2, 1988, pp. 123-136.

Stuurman, Siep, «The Voice of Thersites: Reflections on the Origins of the Idea of Equality», Journal of the History of Ideas, Vol. 65, N.º 2, 2004, pp. 171-189.

Thalmann, W. G., «Thersites: Comedy, Scapegoats, and Heroic Ideology in the Iliad», Transactions of the American Philological Association, Vol. 118, 1988, pp. 1-28.