Odisseia
11 Novembro 2019, 10:00 • Rui Carlos Fonseca
A estrutura da Odisseia.
Ulisses em Ítaca (cantos 13 a 24).
As transformações/ os disfarces de Ulisses.
As mentiras de Ulisses.
A vingança contra os pretendentes.
As cenas de reconhecimento.
Ulisses comparado a um aedo.
Os engenhos de Penélope.
Repetições e incongruências.
Apresentação oral de Rafael Ataíde Ventura (n.º 150452) sobre o canto 21 da Odisseia.
Bibliografia
Atienza, Alicia María, «Comedores de pan y bebedores de vino: la cuestión alimentaria en la Odisea», Circe, N.º 11, 2007, pp. 41-56.
Dalby, Andrew, «The Iliad, The Odyssey and their Audiences», The Classical Quarterly, Vol. 45, N.º 2, 1995, pp. 269-279.
Emlyn-Jones, Chris, «True and Lying Tales in the Odyssey», Greece & Rome, Vol. 33, N.º 1, 1986, pp. 1-10.
Lourenço, Frederico, «Um Interlúdio Paródico na Odisseia: o episódio de Iro (Canto XVIII)», Grécia Revisitada: Ensaios sobre Cultura Grega, Lisboa, Cotovia, 2004, pp. 101-108.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «A teia de Penélope», Estudos sobre a Grécia Antiga: Artigos, Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, pp. 165-177.
Scodel, Ruth, «Bardic Performance and Oral Tradition in Homer», The American Journal of Philology, Vol. 119, N.º 2, 1998, pp. 171-194.