Sumários

Temas de trabalho

6 Março 2017, 17:00 Ana Maria Martins

Apresentação dos temas de trabalho.

[CLÍTICOS]

1. A distribuição da próclise e da ênclise em frases finitas

2. A distribuição da próclise e da ênclise em orações infinitivas

3. A interpolação (relação com outros aspetos da sintaxe da ordem)

4. A colocação dos pronomes clíticos no padrão escrito brasileiro, do século 19 ao século 21

5. A colocação dos pronomes clíticos em variedades africanas do português

Para os temas 1. a 3. o corpus pode ser um texto medieval ou clássico (Demanda do Santo Graal, Crónica Geral de Espanha de 1344, Fernão Lopes, textos notariais galegos, etc.).

Para os temas 4. e 5. o corpus poderá ser constituído por texto jornalístico ou texto literário.

[NEGAÇÃO]

6. A negação pré-verbal nos textos arturianos (as cópias de originais perdidos como testemunho linguístico)

7. A negação pré-verbal no português dos séculos XIII a XVI

8. Negação metalinguística: a palavra em Júlio Dinis [só para alunos do mestrado em Linguística]

[HIATOS]

9. A evolução dos hiatos na história do português (generalizações e exceções; revisão da bibliografia com reavaliação/reorganização dos dados disponíveis; fonologia, ortografia e edição de texto; análise de novos dados)

[RECENSÃO CRÍTICA]

10. Recensão crítica de um artigo/livro/tese de sintaxe generativa diacrónica

Este trabalho exige formação avançada em sintaxe teórica, generativa, obtida previamente à realização deste seminário. A obra objeto de recensão crítica será acordada individualmente.

 

Requisitos que todos os trabalhos devem cumprir (excluindo recensão crítica):

(i) Trabalhar com um corpus claramente identificado.

(ii) Nos casos em que os trabalhos analisam, comparativamente, dois corpora paralelos, estes terão que ter idêntica extensão.

(iii) O levantamento dos dados no corpus tem que ser exaustivo.

(iv) Todos os trabalhos incluem um anexo com todos os dados classificados de acordo com os parâmetros considerados relevantes para cada um dos trabalhos.

(v) Na introdução de cada um dos trabalhos identificam-se os seus objetivos sob a forma de uma questão ou questões a que a análise dos dados extraídos do corpus procurará responder. A classificação dos dados deve ser pensada em função das questões formuladas de modo a constituir um caminho metodologicamente adequado para atingir os objetivos do trabalho.

(vi) A conclusão retomará as mesmas questões iniciais, indicando claramente as respostas a que a investigação conduziu. A conclusão poderá incluir novas questões suscitadas pelos resultados alcançados.


Férias de Carnaval

27 Fevereiro 2017, 17:00 Ana Maria Martins

Férias de Carnaval.


O português numa perspetiva diacrónica e comparativa

20 Fevereiro 2017, 17:00 Ana Maria Martins

O português numa perspetiva diacrónica e comparativa. Visão geral e cronologia das principais mudanças gramaticais da história da língua portuguesa (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico), em contraste com outras línguas românicas e com consequências para a variação dialetal.


Aula introdutória

13 Fevereiro 2017, 17:00 Ana Maria Martins

Apresentação do programa e do modo de funcionamento do seminário.

 

Avaliação:

A avaliação consistirá num pequeno trabalho de investigação a desenvolver ao longo do semestre. O trabalho será apresentado oralmente, em aula. A versão escrita, a entregar posteriormente, deverá integrar os contributos da discussão da versão oral. A nota final será a da classificação atribuída à versão escrita, embora a apresentação oral, em aula, seja obrigatória. 

Objetivos:

a) Desenvolver competências de trabalho na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação das fontes (historical linguistics as the art of making the best use of bad data, William Labov);

 

b) Mostrar como a comparação entre diferentes línguas (geneticamente relacionadas ou não) é um elemento central do trabalho em linguística histórica, permitindo ‘reconstruir’ não só ‘proto-línguas’ mas etapas da evolução de línguas documentadas;

c) Esclarecer as relações entre mudança e variação/diferenciação linguística, assim como entre aquisição da linguagem e mudança linguística;

d) Estudar casos de mudança fonológica e sintática na história do português, numa perspetiva comparativa.

Nota: Este seminário segue-se a um seminário de 1º semestre que abordará outras vertentes da investigação em linguística histórica.

 

Conteúdos programáticos:

Serão tópicos de mudança linguística a estudar os que se encontram identificados a seguir. O estudo destes casos será conduzido de modo a concretizar os objetivos definidos acima. Será precedido de uma caracterização geral da gramática do português antigo (no quadro das línguas românicas) e integrará a familiarização com textos medievais e questões de crítica textual.

1. A estrutura da sílaba do latim ao português, na história do português e em diferentes variedades do português contemporâneo.

2. A ordem das palavras na frase: a colocação dos pronomes clíticos na história do português e das línguas românicas; aspetos morfofonológicos dos pronomes clíticos e sua relação com a sintaxe; as ordens verbo-objeto e objeto-verbo no português antigo (em confronto com o português contemporâneo). Notas breves sobre a inversão sujeito-verbo.

3. Palavras negativas e outros aspetos da polaridade (afirmação/negação) no português e nas línguas românicas. A relação entre ordem de palavras e polaridade no caso de algum/alguno pós-nominal. Apontamentos sobre inovações recentes ou em curso (minimizadores, intensificadores, negação metalinguística). Este tópico permite explorar as interfaces entre diferentes componentes da gramática (sintaxe, semântica, pragmática, fonologia, morfologia) e pôr em evidência certas diferenças entre língua escrita e oralidade.

 

4. Estruturas infinitivas com verbos causativos e percetivos (infinitivo simples e infinitivo flexionado). Este tópico relaciona-se de várias formas com o tópico 2