Unidade Curricular | Course Unit

Linguística Histórica. Tópicos de Sintaxe

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LIN5028

 

ECTS | Credits

12

 

Ciclo de Estudos | Level

 

Semestre | Semester

2º semestre

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ana Maria Martins

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

É objetivo geral deste seminário desenvolver competências de trabalho na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação das fontes. A concretização deste objetivo far-se-á através do estudo de casos de mudança sintática na história do português, numa perspetiva comparativa. As aulas desenvolver-se-ão em torno de três grandes tópicos: a ordem das palavras na frase, a negação e as estruturas infinitivas.

1. A ordem das palavras na frase: a colocação dos pronomes clíticos na história do português (europeu, brasileiro, angolano, moçambicano) e das línguas românicas; as ordens verbo-objeto e objeto-verbo no português antigo; notas breves sobre a inversão sujeito-verbo.

2. Palavras negativas e outros aspetos da polaridade (afirmação/negação) na história das línguas românicas (diacronia e geolinguística). A relação entre ordem de palavras e polaridade no caso de algum/alguno pós-nominal (mudança e variação no português e espanhol). Negação e léxico: negação metalinguística no português e nas línguas do mundo. Minimizadores.

3. Estruturas infinitivas com verbos causativos e percetivos (infinitivo simples e infinitivo flexionado).

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação consistirá na apresentação oral e subsequente elaboração da versão escrita de um pequeno trabalho de investigação (10-15 págs. + anexo com evidência empírica), elaborado durante o semestre, envolvendo recolha/análise de dados, com o objetivo de avaliar hipóteses ou responder a uma questão bem definida.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

LIGHTFOOT, David. 1999. The Development of Language: Acquisition, Change, and Evolution. Malden, MA: Blackwell.

MARTINS, Ana Maria / Ernestina CARRILHO, eds. 2016. Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter.

MARTINS, Ana Maria 2018. Infinitival complements of causative/perception verbs in a diachronic perspective. In: Anabela Gonçalves / Ana Lúcia Santos, eds., Complement Clauses in Portuguese: Syntax and Acquisition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins. 101-128.

MARTINS, Ana Maria. 2020. Metalinguistic Negation. In: Espinal, Maria Teresa / Viviane Déprez, eds., The Oxford Handbook of Negation. Oxford/New York: Oxford University Press. 349-368. ROBERTS, Ian. 2007. Diachronic Syntax. Oxford: Oxford University Press.

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