Clíticos na História do Português

12 Outubro 2020, 17:00 Ana Maria Martins

Mudança na colocação dos pronomes clíticos na diacronia do português: a distribuição da ênclise e da próclise nas frases finitas (um percurso evolutivo surpreendente; línguas em contacto?); a interpolação (interação com a variação SVO/SOV); a posição dos clíticos nas orações infinitivas (generalização quinhentista da próclise e variação); estruturas de subida do clítico (a língua medieval; a oposição oral/escrito); a mesóclise (fontes medievais e padrão contemporâneo; o português europeu no quadro das línguas românicas).


Temas dos trabalhos a elaborar ao longo do semestre, para apresentação oral no dia 7 ou 14 de dezembro (versão final, escrita,a entregar até 15 de janeiro).

1.         A distribuição da próclise e da ênclise em frases finitas no português antigo/clássico

2.         A interpolação no português antigo (relação com outros aspetos da sintaxe da ordem)

3.         A colocação dos pronomes clíticos no português escrito (literário) de uma das variedades      africanas do português

4.         A colocação dos pronomes clíticos no padrão escrito brasileiro, do início do século 20 ao    século 21

5.         A subida do clítico (clitic climbing) na escrita jornalística portuguesa (em comparação com        Barbosa et al. 2017)

6.         A palavra  em Júlio Dinis [este trabalho exige proficiência nativa ou quase nativa em        língua portuguesa]

Para os temas 1. e 2. o corpus pode ser um texto medieval ou clássico (Demanda do Santo Graal, Crónica Geral de Espanha de 1344, Fernão Lopes, Gil Vicente, teatro do séc. XVII). Mesmo que, por hipótese improvável, todos escolhessem o tema 1., os trabalhos seriam diferentes porque analisariam corpora diferentes.