Aula introdutória
28 Janeiro 2019, 17:00 • Ana Maria Martins
Apresentação do programa e do modo de funcionamento do seminário.
Avaliação:
A avaliação consistirá numa prova escrita presencial (a realizar no dia 25.02.2019) e num pequeno trabalho de investigação a desenvolver ao longo do restante semestre. O trabalho será apresentado oralmente, em aula, no dia 06.05.2019. A versão escrita, a entregar até 30.06.2019, deverá integrar os contributos da discussão da versão oral. Só será atribuída classificação à versão escrita, embora a apresentação oral, em aula, seja obrigatória.
Objetivos:
a) Desenvolver competências de trabalho na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação das fontes;
b) Mostrar como a comparação entre diferentes línguas/variedades linguísticas (geneticamente relacionadas ou não) é um elemento central do trabalho em linguística histórica, permitindo ‘reconstruir’ não só ‘proto-línguas’ mas etapas da evolução de línguas documentadas;
c) Esclarecer as relações entre mudança e variação/diferenciação linguística, assim como entre aquisição da linguagem e mudança linguística;
d) Estudar casos de mudança sintática na história do português, numa perspetiva comparativa.
Conteúdos programáticos:
Serão tópicos de mudança linguística a estudar os que se encontram identificados a seguir. O estudo destes casos será conduzido de modo a concretizar os objetivos definidos acima. Será precedido de uma caracterização geral da gramática do português antigo (no quadro das línguas românicas) e integrará a familiarização com textos medievais.
1. Palavras negativas e outros aspetos da polaridade (afirmação/negação) no português e nas línguas românicas. A relação entre ordem de palavras e polaridade no caso de algum/alguno pós-nominal. Apontamentos sobre inovações recentes ou em curso: negação metalinguística, minimizadores, intensificadores. Este tópico permite explorar as interfaces entre diferentes componentes da gramática (sintaxe, semântica, pragmática, fonologia, morfologia).
2. A ordem das palavras na frase: a colocação dos pronomes clíticos na história do português e das línguas românicas; as ordens verbo-objeto e objeto-verbo no português antigo (em confronto com o português contemporâneo). Notas breves sobre a inversão sujeito-verbo.
3. Estruturas infinitivas com verbos causativos e percetivos (infinitivo simples e infinitivo flexionado).