Sumários

Definição de conceitos básicos: linguagem, língua, fala, comunicação / informação.

18 Fevereiro 2016, 12:00 Angélica Varandas

Definição de conceitos básicos: linguagem, língua, fala, comunicação / informação.


Apresentação.

15 Fevereiro 2016, 12:00 Angélica Varandas

Apresentação. Preenchimento das fichas. Organização do semestre. Programa e Bibliografia. 
Foi distribuída aos alunos a planificação das aulas com indicação dos dias resrvados à avaliação. Da planificação constam ainda a ponderação atribuída a cada elemento de avaliação e o horário de atendimento.

A planificação está reproduzida abaixo:

 

 

LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO

Angélica Varandas -  2015/ 2016

2º Semestre

(2as e 5as feiras das 12h às 14h)

 

1ª. Aula

15 de Fevereiro

Apresentação. Preenchimento das fichas. Organização do semestre. Programa e Bibliografia.

2ª. Aula

18 de Fevereiro

Definição de conceitos básicos: linguagem, língua, fala, comunicação / informação.

3ª. Aula

22 de Fevereiro

Definição de frase, oração e sintagma.

As Classes de Palavras: classes abertas e classes fechadas.

4ª. Aula

25 de Fevereiro

Do Estruturalismo ao Funcionalismo.

5ª. Aula

29 de Fevereiro

A Gramática Estrutural e a Gramática Sistémico-Funcional: discussão do artigo de Emília Pedro, “Algumas Questões sobre a Prática (da) Linguística.

6ª. Aula

03 de Março

As Funções da Linguagem.

7ª.Aula

07 de Março

Sistemas de transitividade e modo oracional: exercícios.

8ª. Aula

10 de Março

A relação do texto com o contexto: a noção de registo.

 

9ª. Aula

14 de Março

O contexto: contexto situacional, contexto linguístico, contexto ficcional e contexto socio-cultural.

10ª. Aula

17 de Março

Características do texto escrito e do texto oral.

 

21 a 26 de Março

Férias da Páscoa

11ª. Aula

28 de Março

Exercícios.

12ª. Aula

31 de Março

O que é um texto?

Os conceitos de textura e coesão. A coerência.

13ª. Aula

04 de Abril

Tipos de texto: narrativo, descritivo, dissertativo ou expositivo, argumentativo e instrucional.

14ª. Aula

07 de Abril

Os processos de coesão textual: processos gramaticais e processos lexicais.

Processos gramaticais: a referência.

15ª. Aula

11 de Abril

Processos gramaticais:  a substituição.

16ª Aula

14 de Abril

Processos gramaticais:  elipse e conjunção.

 

17ª. Aula

18 de Abril

Processos lexicais: reiteração e correlação semântica.

18ª. Aula

21 de Abril

Processos lexicais: reiteração e correlação semântica.

Os nomes gerais.

 

25 de Abril

Feriado

19ª. Aula

28 de Abril

PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO

20ª Aula

2 de Maio

Análise de um texto e dos seus processos de coesão

21ª. Aula

05 de Maio

Análise textual: análise de um texto narrativo.

22ª Aula

09 de Maio

Análise textual: análise de um texto dissertativo ou expositivo.

23ª Aula

12 de Maio

Análise textual: análise de um texto descritivo.

24ª Aula

16 de Maio

Análise textual: análise de um texto argumentativo.

25ª Aula

19 de Maio

Análise textual: análise de um texto instrucional.

Tipos de texto e cadeias coesivas.

28ª Aula

23 de Maio

A produção do texto.

26 de Maio

Feriado

29ª Aula

30 de Maio

A produção do texto.

30ª Aula

02 de Junho

A produção do texto.

 

 

Período de avaliações: 06-06-2016 a 25-06-2016

 

 

AVALIAÇÃO:

2 elementos mínimos de avaliação: 1 teste presencial escrito e um trabalho de grupo (45% cada um).

Participação nas aulas: 10 %.

 

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

5as feiras das 17h às 18h.

 

 

NOTA:

 

Obra de Leitura Obrigatória:

Halliday and Hasan, Cohesion in English, London, Longman, 1976.

 

Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.