Apresentação.
15 Fevereiro 2016, 12:00 • Angélica Varandas
Apresentação. Preenchimento das fichas. Organização do semestre. Programa e Bibliografia.
Foi distribuída aos alunos a planificação das aulas com indicação dos dias resrvados à avaliação. Da planificação constam ainda a ponderação atribuída a cada elemento de avaliação e o horário de atendimento.
LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO
Angélica Varandas - 2015/ 2016
2º Semestre
(2as e 5as feiras das 12h às 14h)
1ª. Aula 15 de Fevereiro |
Apresentação. Preenchimento das fichas. Organização do semestre. Programa e Bibliografia. |
2ª. Aula 18 de Fevereiro |
Definição de conceitos básicos: linguagem, língua, fala, comunicação / informação. |
3ª. Aula 22 de Fevereiro |
Definição de frase, oração e sintagma. As Classes de Palavras: classes abertas e classes fechadas. |
4ª. Aula 25 de Fevereiro |
Do Estruturalismo ao Funcionalismo. |
5ª. Aula 29 de Fevereiro |
A Gramática Estrutural e a Gramática Sistémico-Funcional: discussão do artigo de Emília Pedro, “Algumas Questões sobre a Prática (da) Linguística. |
6ª. Aula 03 de Março |
As Funções da Linguagem. |
7ª.Aula 07 de Março |
Sistemas de transitividade e modo oracional: exercícios. |
8ª. Aula 10 de Março |
A relação do texto com o contexto: a noção de registo.
|
9ª. Aula 14 de Março |
O contexto: contexto situacional, contexto linguístico, contexto ficcional e contexto socio-cultural. |
10ª. Aula 17 de Março |
Características do texto escrito e do texto oral.
|
21 a 26 de Março |
Férias da Páscoa |
11ª. Aula 28 de Março |
Exercícios. |
12ª. Aula 31 de Março |
O que é um texto? Os conceitos de textura e coesão. A coerência. |
13ª. Aula 04 de Abril |
Tipos de texto: narrativo, descritivo, dissertativo ou expositivo, argumentativo e instrucional. |
14ª. Aula 07 de Abril |
Os processos de coesão textual: processos gramaticais e processos lexicais. Processos gramaticais: a referência. |
15ª. Aula 11 de Abril |
Processos gramaticais: a substituição. |
16ª Aula 14 de Abril |
Processos gramaticais: elipse e conjunção.
|
17ª. Aula 18 de Abril |
Processos lexicais: reiteração e correlação semântica. |
18ª. Aula 21 de Abril |
Processos lexicais: reiteração e correlação semântica. Os nomes gerais.
|
25 de Abril |
Feriado |
19ª. Aula 28 de Abril |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO |
20ª Aula 2 de Maio |
Análise de um texto e dos seus processos de coesão |
21ª. Aula 05 de Maio |
Análise textual: análise de um texto narrativo. |
22ª Aula 09 de Maio |
Análise textual: análise de um texto dissertativo ou expositivo. |
23ª Aula 12 de Maio |
Análise textual: análise de um texto descritivo. |
24ª Aula 16 de Maio |
Análise textual: análise de um texto argumentativo. |
25ª Aula 19 de Maio |
Análise textual: análise de um texto instrucional. Tipos de texto e cadeias coesivas. |
28ª Aula 23 de Maio |
A produção do texto. |
26 de Maio |
Feriado |
29ª Aula 30 de Maio |
A produção do texto. |
30ª Aula 02 de Junho |
A produção do texto.
|
|
Período de avaliações: 06-06-2016 a 25-06-2016 |
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 1 teste presencial escrito e um trabalho de grupo (45% cada um).
Participação nas aulas: 10 %.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
5as feiras das 17h às 18h.
NOTA:
Obra de Leitura Obrigatória:
Halliday and Hasan, Cohesion in English, London, Longman, 1976.
Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.