Sumários
Apresentação. Organização do semestre.
16 Setembro 2025, 15:30 • Angélica Varandas
Apresentação
das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do
semestre.
Foi entregue aos alunos a planificação do semestre da qual constam as datas dos testes e informação sobre a ponderação da avaliação final:
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Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
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1 |
16/09 |
Apresentação
das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do
semestre. |
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2 |
18/09 |
Standard
English (S.E.): definição e contextualização. |
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3 |
23/09 |
Received
Pronunciation (R.P.): definição e contextualização. As escolas
linguísticas. |
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4 |
25/09 |
Os
diferentes níveis de análise da linguística descritiva. A
fonética: fonema, fone e alofone. O aparelho fonador e a classificação dos sons em
inglês: ponto e modo de articulação. O alfabeto
fonético. |
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5 |
30/09 |
Exercícios de transcrição fonética. |
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6 |
02/10 |
A
teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica. Classes
naturais. |
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7 |
07/10 |
Exercícios
com classes naturais. |
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8 |
09/10 |
As
regras fonológicas: leitura e formalização. |
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9 |
14/10 |
Exercícios de fonologia. |
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10 |
16/10 |
A morfologia: morfemas, morfes e alomorfes.
Raízes, radicais e bases. Os afixos. As classes de palavras: classes abertas e classes
fechadas. |
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11 |
21/10 |
A morfologia flexional: a variação alomórfica dos
morfemas flexionais do inglês. O condicionamento fonológico. |
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12 |
23/10 |
Exercícios
de morfologia flexional: casos regulares. |
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13 |
28/10 |
Exercícios
de morfologia flexional: casos irregulares. |
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14 |
30/10 |
A morfologia derivacional. Os processos de
formação de palavras: derivação e composição. |
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15 |
04/11 |
Exercícios |
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16 |
06/11 |
Os
restantes processos de formação de palavras. |
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17 |
11/11 |
Exercícios
de morfologia derivacional. |
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18 |
13/11 |
Primeiro teste presencial escrito. |
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19 |
18/11 |
Morfologia e sintaxe. A sintaxe e a análise sintagmática. Noção de sintagma. O núcleo. Constituição do sintagma nominal (SN) e do
sintagma preposicional (SP). A
pré-modificação do SN. |
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20 |
20/11 |
A
hierarquia de constituintes e os diagramas em árvore etiquetados. Frase
e oração. Frases simples e frases complexas. A
constituição das frases complexas: coordenação e subordinação. |
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21 |
25/11 |
As orações do inglês. |
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22 |
27/11 |
A análise do SN: pós-modificação. |
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23 |
02/12 |
Exercícios
de análise sintagmática (SN e SP). |
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24 |
04/12 |
A
constituição do sintagma verbal (SV). Exercícios. A
constituição do sintagma adjectival (SAdj) e do sintagma adverbial (SAdv). |
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25 |
09/12 |
Exercícios
de análise sintagmática (SV, SAdj e SAdv). |
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26 |
11/12 |
As
funções sintácticas. Exercícios
de análise sintáctica. |
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27 |
16/12 |
A
extraposição do sujeito e do objecto oracionais: o caso do dummy-subject e
do dummy-object. |
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28 |
18/12 |
Segundo
teste presencial escrito. |
AVALIAÇÃO:
Ø
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes
presenciais escritos. (45% cada um)
Ø Participação
nas aulas: 10 %.