Apresentação. Organização do semestre.
29 Janeiro 2020, 12:00 • Angélica Varandas
Apresentação. Organização do semestre. Programa e bibliografia. Avaliação.Foi entregue aos alunos a planificação da disciplina onde constam estes elementos.
LÍNGUA INGLESA: DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Angélica Varandas – 2019 / 2020
2º semestre
PLANIFICAÇÃO DAS AULAS
(4as e 6as feiras: 12h - 14h)
Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
1 |
29/01 |
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. |
2 |
31/01 |
A língua inglesa: breves considerações sobre as suas origens e evolução. |
3 |
05/02 |
A língua inglesa. A perspectiva descritiva e os padrões de análise. Standard English(es) e Received Pronunciation – aula leccionada pela Profª Doutora Rita Queiroz de Barros. |
4 |
07/02 |
Os diferentes níveis de análise da linguística descritiva. |
5 |
12/02 |
As principais escolas linguísticas do século XX. |
6 |
14/02 |
A fonética: fonema, fone e alofone. O aparelho fonador e a classificação dos sons em inglês: ponto e modo de articulação. O alfabeto fonético. |
7 |
19/02 |
Exercícios de transcrição fonética. |
8 |
21/02 |
A fonologia: comportamento de alguns dos sons do inglês. |
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26/02 |
Carnaval |
9 |
28/02 |
A teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica. Classes naturais. As regras fonológicas: leitura e formalização. |
10 |
04/03 |
Exercícios de fonologia. |
11 |
06/03 |
A morfologia: morfemas, morfes e alomorfes. Raízes, radicais e bases. Os afixos. As classes de palavras: classes abertas e classes fechadas. |
12 |
11/03 |
A morfologia flexional: a variação alomórfica dos morfemas flexionais do inglês. O condicionamento fonológico. |
13 |
13/03 |
Exercícios de morfologia flexional: casos regulares e casos irregulares. |
14 |
18/03 |
A morfologia derivacional. Os processos de formação de palavras: derivação e composição. |
15 |
20/03 |
Os restantes processos de formação de palavras. Exercícios de morfologia derivacional. |
16 |
25/03 |
A sintaxe e a análise sintagmática. Noção de sintagma. O núcleo. Constituição do sintagma nominal (SN) e do sintagma preposicional (SP). A pré-modificação do SN. |
17 |
27/03 |
A análise do SN: pós-modificação. Exercícios de análise sintagmática (SN e SP). |
18 |
01/04 |
A constituição do sintagma verbal (SV). Exercícios. |
19 |
03/04 |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO |
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08 e 10/04 |
Férias da Páscoa |
20 |
15/04 |
A constituição do sintagma adjectival (SAdj) e do sintagma adverbial (SAdv). Exercícios. |
21 |
17/04 |
A sintaxe e a análise das orações e das frases. Frase e oração. Frases simples e frases complexas. A constituição das frases complexas: coordenação e subordinação. |
22 |
22/04 |
As funções sintácticas. A hierarquia de constituintes e os diagramas em árvore etiquetados. |
23 |
24/04 |
Execícios de análise sintáctica. |
24 |
29/04 |
A extraposição do sujeito e do objecto oracionais: dummy-subject e dummy-object. |
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01/05 |
Feriado |
25 |
06/05 |
Exercícios de análise sintáctica com dummy-subject e dummy-object. |
26 |
08/05 |
SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO |
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (45 % cada um)
Participação nas aulas (10 %)
Horário de Atendimento:
4ª feira das 15h às 16h.
Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.