Sumários
Received Pronunciation (R.P.)
5 Fevereiro 2019, 16:00 • Angélica Varandas
Received Pronunciation (R.P.): definição e contextualização.
O Standard English (S.E.).
31 Janeiro 2019, 16:00 • Angélica Varandas
Standard English: definição e contextualização.
Apresentação. Programa e Bibliografia. Avaliação.
29 Janeiro 2019, 16:00 • Angélica Varandas
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do semestre. Avaliação.
Foi entregue aos alunos a planificação das aulas, com indicação dos elementos bibliográficos e respectiva ponderação para efeitos de avaliação final.
LÍNGUA INGLESA: DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Angélica Varandas – 2017 / 2018
2º semestre
PLANIFICAÇÃO DAS AULAS
(3as e 5as feiras das 16h às 18h)
Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
1 |
29/01 |
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. |
2 |
31/01 |
Standard English (S.E.): definição e contextualização. |
3 |
05/02 |
Received Pronunciation (R.P.): definição e contextualização. |
4 |
07/02 |
Os diferentes níveis de análise da linguística descritiva. A fonética: fonema, fone e alofone. O aparelho fonador e a classificação dos sons em inglês: ponto e modo de articulação. O alfabeto fonético. |
5 |
12/02 |
A fonologia: comportamento de alguns dos sons do inglês. |
6 |
14/02 |
Exercícios de transcrição fonética. |
7 |
19/02 |
A teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica. Classes naturais. As regras fonológicas: leitura e formalização. |
8 |
21/02 |
Exercícios de fonologia. |
9 |
26/02 |
A morfologia: morfemas, morfes e alomorfes. Raízes, radicais e bases. Os afixos. As classes de palavras: classes abertas e classes fechadas. |
10 |
28/02 |
A morfologia flexional: a variação alomórfica dos morfemas flexionais do inglês. O condicionamento fonológico. |
|
05/03 |
Carnaval |
11 |
07/03 |
Exercícios de morfologia flexional: casos regulares e casos irregulares. |
12 |
12/03 |
A morfologia derivacional. Os processos de formação de palavras: derivação e composição. |
13 |
14/03 |
Os restantes processos de formação de palavras. |
14 |
19/03 |
Exercícios de morfologia derivacional. |
15 |
21/03 |
A sintaxe e a análise sintagmática. Noção de sintagma. O núcleo. Constituição do sintagma nominal (SN) e do sintagma preposicional (SP). A pré-modificação do SN. |
16 |
26/03 |
A análise do SN: pós-modificação. |
17 |
28/03 |
Exercícios de análise sintagmática (SN e SP). |
18 |
02/04 |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO. |
19 |
04/04 |
A constituição do sintagma verbal (SV). Exercícios. |
20 |
09/04 |
A constituição do sintagma adjectival (SAdj) e do sintagma adverbial (SAdv). Exercícios. |
21 |
11/04 |
A sintaxe e a análise das orações e das frases. Frase e oração. Frases simples e frases complexas. A constituição das frases complexas: coordenação e subordinação. |
22 |
16/04 |
As funções sintácticas. A hierarquia de constituintes e os diagramas em árvore etiquetados. |
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17 a 23/04 |
Férias da Páscoa |
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25/04 |
Feriado |
23 |
30/04 |
Exercícios de análise sintáctica. |
24 |
02/05 |
A extraposição do sujeito e do objecto oracionais: o caso do dummy-subject e do dummy-object. |
25 |
07/05 |
Exercícios de análise sintáctica com dummy-subject e dummy-object. |
26 |
09/05 |
SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO |
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (45 % cada um)
Participação nas aulas (10 %)
Horário de Atendimento:
3ºas feiras das 15h às 16h.
Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.