Sumários

Received Pronunciation (R.P.)

5 Fevereiro 2019, 16:00 Angélica Varandas

Received Pronunciation (R.P.): definição e contextualização.


O Standard English (S.E.).

31 Janeiro 2019, 16:00 Angélica Varandas

Standard English: definição e contextualização.


Apresentação. Programa e Bibliografia. Avaliação.

29 Janeiro 2019, 16:00 Angélica Varandas





 Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do semestre. Avaliação.

Foi entregue aos alunos a planificação das aulas, com indicação dos elementos bibliográficos e respectiva ponderação para efeitos de avaliação final.

 

LÍNGUA INGLESA: DESCRIÇÃO DO SISTEMA

Angélica Varandas – 2017 / 2018

2º semestre

PLANIFICAÇÃO DAS AULAS

(3as e 5as feiras das 16h às 18h)

 

Sessão

Data

Sumários das Sessões

1

29/01

Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos.

2

31/01

Standard English (S.E.): definição e contextualização.

3

05/02

Received Pronunciation (R.P.): definição e contextualização.

4

07/02

Os diferentes níveis de análise da linguística descritiva.

A fonética: fonema, fone e alofone.

O aparelho fonador e a classificação dos sons em inglês: ponto e modo de articulação. O alfabeto fonético.

5

12/02

A fonologia: comportamento de alguns dos sons do inglês.

6

14/02

Exercícios de transcrição fonética.

7

19/02

A teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica.

Classes naturais.

As regras fonológicas: leitura e formalização.

8

21/02

Exercícios de fonologia.

9

26/02

A morfologia: morfemas, morfes e alomorfes. Raízes, radicais e bases. Os afixos.

As classes de palavras: classes abertas e classes fechadas.

10

28/02

A morfologia flexional: a variação alomórfica dos morfemas flexionais do inglês.

O condicionamento fonológico.

 

05/03

Carnaval

11

07/03

Exercícios de morfologia flexional: casos regulares e casos irregulares.

12

12/03

A morfologia derivacional. Os processos de formação de palavras: derivação e composição.

13

14/03

Os restantes processos de formação de palavras.

14

19/03

Exercícios de morfologia derivacional.

15

21/03

A sintaxe e a análise sintagmática.

Noção de sintagma. O núcleo.

Constituição do sintagma nominal (SN) e do sintagma preposicional (SP).

A pré-modificação do SN.

16

26/03

A análise do SN: pós-modificação.

17

28/03

Exercícios de análise sintagmática (SN e SP).

18

02/04

PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO.

19

04/04

A constituição do sintagma verbal (SV). Exercícios.

20

09/04

A constituição do sintagma adjectival (SAdj) e do sintagma adverbial (SAdv). Exercícios.

21

11/04

A sintaxe e a análise das orações e das frases.

Frase e oração. Frases simples e frases complexas.

A constituição das frases complexas: coordenação e subordinação.

22

16/04

As funções sintácticas.

A hierarquia de constituintes e os diagramas em árvore etiquetados.

 

17 a 23/04

Férias da Páscoa

 

25/04

Feriado

23

30/04

Exercícios de análise sintáctica.

24

02/05

A extraposição do sujeito e do objecto oracionais: o caso do dummy-subject e do dummy-object.

25

07/05

Exercícios de análise sintáctica com dummy-subject e dummy-object.

26

09/05

SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO

 

 

AVALIAÇÃO:

2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (45 % cada um)

Participação nas aulas (10 %)

 

Horário de Atendimento:

3ºas feiras das 15h às 16h.

 

 

 

Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.