Apresentação.
19 Setembro 2017, 10:00 • Angélica Varandas
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do semestre.Foi entregue aos alunos a planificação das aulas que contém ainda as datas de realização dos elementos de avaliação e respectiva ponderação para avaliação final. Na planificação, refere-se ainda a indicação do horário de atendimento.
LÍNGUA INGLESA: DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Angélica Varandas – 2017 / 2018
1º semestre
PLANIFICAÇÃO DAS AULAS
(3as e 5as feiras das 10h às 12h)
Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
1 |
19/09 |
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. |
2 |
21/09 |
Standard English (S.E.): definição e contextualização. |
3 |
26/09 |
Received Pronunciation (R.P.): definição e contextualização. |
4 |
28/09 |
Os diferentes níveis de análise da linguística descritiva. A fonética: fonema, fone e alofone. O aparelho fonador e a classificação dos sons em inglês: ponto e modo de articulação. O alfabeto fonético. |
5 |
03/10 |
A fonologia: comportamento de alguns dos sons do inglês. |
|
05/10 |
Feriado |
6 |
10/10 |
Exercícios de transcrição fonética. |
7 |
12/10 |
A teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica. Classes naturais. As regras fonológicas: leitura e formalização. |
8 |
17/10 |
Exercícios de fonologia. |
9 |
19/10 |
A morfologia: morfemas, morfes e alomorfes. Raízes, radicais e bases. Os afixos. As classes de palavras: classes abertas e classes fechadas. |
10 |
24/10 |
A morfologia flexional: a variação alomórfica dos morfemas flexionais do inglês. O condicionamento fonológico. |
11 |
26/10 |
Exercícios de morfologia flexional: casos regulares. |
12 |
31/10 |
Exercícios de morfologia flexional: casos irregulares. |
13 |
02/11 |
A morfologia derivacional. Os processos de formação de palavras: derivação e composição. |
14 |
07/11 |
Os restantes processos de formação de palavras. |
15 |
09/11 |
Exercícios de morfologia derivacional. |
16 |
14/11 |
A sintaxe e a análise sintagmática. Noção de sintagma. O núcleo. Constituição do sintagma nominal (SN) e do sintagma preposicional (SP). A pré-modificação do SN. |
17 |
16 /11 |
A análise do SN: pós-modificação. |
18 |
21/11 |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO. |
19 |
23/11 |
Exercícios de análise sintagmática (SN e SP). |
20 |
28/11 |
A constituição do sintagma verbal (SV). Exercícios. |
21 |
30/11 |
A constituição do sintagma adjectival (SAdj) e do sintagma adverbial (SAdv). Exercícios. |
22 |
05/12 |
A sintaxe e a análise das orações e das frases. Frase e oração. Frases simples e frases complexas. A constituição das frases complexas: coordenação e subordinação. |
23 |
07/12 |
As funções sintácticas. A hierarquia de constituintes e os diagramas em árvore etiquetados. |
24 |
12/12 |
Exercícios de análise sintáctica. |
25 |
14/12 |
A extraposição do sujeito e do objecto oracionais: o caso do dummy-subject e do dummy-object. |
26 |
19/12 |
Exercícios de análise sintáctica com dummy-subject e dummy-object. |
SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO: Dia 11 de Janeiro de 2018
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (um valendo 47,5% e o outro 42,5%). Para a ponderação final, valerá 47,5% o teste com nota mais elevada.
Participação nas aulas: 10 %.
Horário de Atendimento:
5ºas feiras das 15h às 16h.
Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.