Sumários
A Fonologia.
6 Outubro 2016, 10:00 • Angélica Varandas
A Fonologia: as classes naturais.
A Fonologia
4 Outubro 2016, 10:00 • Angélica Varandas
A Fonologia: os traços distintivos e a matriz fonológica.
A Fonética.
29 Setembro 2016, 10:00 • Angélica Varandas
Os diferentes níveis de análise da linguística descritiva.
A fonética: fonema, fone e alofone.
O aparelho fonador e a classificação dos sons em inglês: ponto e modo de articulação.R.P. (Received Pronunciation)
27 Setembro 2016, 10:00 • Angélica Varandas
A norma oral do inglês: R.P. (Received Pronunciation). Definição e contextualização.
Apresentação. Organização do semestre.
22 Setembro 2016, 10:00 • Angélica Varandas
Apresentação. Organização do semestre. Linhas programáticas e elementos bibliográficos. Avaliação.
LÍNGUA INGLESA: DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Angélica Varandas – 2016 / 2017
1º semestre
PLANIFICAÇÃO DAS AULAS
(3as e 5as feiras das 10h às 12h)
Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
1 |
20/09 |
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. |
2 |
22/09 |
Standard English (S.E.) e Received Pronunciation (R.P.): definição e contextualização. |
3 |
27/09 |
Os diferentes níveis de análise da linguística descritiva. A fonética: fonema, fone e alofone. O aparelho fonador e a classificação dos sons em inglês: ponto e modo de articulação. O alfabeto fonético. |
4 |
29/09 |
A fonologia: comportamento de alguns dos sons do inglês. |
5 |
04/10 |
Exercícios de transcrição fonética. |
6 |
06/10 |
A teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica. Classes naturais. As regras fonológicas: leitura e formalização. |
7 |
11/10 |
Exercícios de fonologia. |
8 |
13/10 |
A morfologia: morfemas, morfes e alomorfes. Raízes, radicais e bases. Os afixos. As classes de palavras: classes abertas e classes fechadas. A morfologia flexional: a variação alomórfica dos morfemas flexionais do inglês. O condicionamento fonológico. |
9 |
18/10 |
Exercícios de morfologia flexional: casos regulares. |
10 |
20/10 |
Exercícios de morfologia flexional: casos irregulares. |
11 |
25/10 |
A morfologia derivacional. Os processos de formação de palavras: derivação e composição. |
12 |
27/10 |
Os restantes processos de formação de palavras. |
|
01/11 |
Feriado |
13 |
03/11 |
Exercícios de morfologia derivacional. |
14 |
08/11 |
A sintaxe e a análise sintagmática. Noção de sintagma. O núcleo. Constituição do sintagma nominal (SN) e do sintagma preposicional (SP): pré-modificação. |
15 |
10/11 |
A análise do SN: pós-modificação. |
16 |
15/11 |
Exercícios de análise sintagmática (SN). |
17 |
17 /11 |
A constituição do sintagma verbal (SV). Exercícios. |
18 |
22/11 |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO. |
19 |
24/11 |
A constituição do sintagma adjectival (SAdj) e do sintagma adverbial (SAdv). Exercícios. |
20 |
29/11 |
A sintaxe e a análise das orações e das frases. Frase e oração. Frases simples e frases complexas. A constituição das frases complexas: coordenação e subordinação. |
|
01/12 |
Feriado |
21 |
06/12 |
As funções sintácticas. A hierarquia de constituintes e os diagramas em árvore etiquetados. |
|
08/12 |
Feriado |
22 |
13/12 |
A extraposição do sujeito e do objecto oracionais: o caso do dummy-subject e do dummy-object. |
23 |
15/12 |
Exercícios de análise sintáctica. |
SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO: Dia 10 de Janeiro de 2017
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (45% cada um).
Participação nas aulas: 10 %.
Horário de Atendimento:
3ºas feiras das 16h às 17h.
Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.