Descrição

Identificação e análise das unidades dos diferentes níveis que constituem a frase em inglês.

 

Principais objectivos

Nesta UC da área de Linguística Inglesa pretende-se que os alunos se familiarizem com as várias unidades estruturais da língua inglesa: fonemas, morfemas, sintagmas, orações e frases. Procura-se que saibam reconhecer os sons do inglês, as suas regras de pronunciação, bem como entender a estrutura das palavras, dos sintagmas, das orações e das frases, procedendo à sua análise em termos linguísticos. Assim, o programa inicia-se pela descrição e análise das unidades menores (os fonemas), terminando com a descrição e análise das unidades maiores (as frases). 

 

Conteúdos

1.      Standard English (SE) e Received Pronunciation (RP): contextualização.

2.     Fonética

2.1.Os sons do inglês e sua classificação.

2.2.O alfabeto fonético internacional.

 

3.               Fonologia

3.1. A teoria dos traços distintivos e a matriz fonológica.

3.2. Regras de fonologia.

 

4.               Morfologia

4.1. As classes de palavras.

4.2. Morfologia Flexional.

4.3. Morfologia Derivacional e processos de formação de palavras.

 

5. Sintaxe

5.1. Análise sintagmática. Constituição do SN, SP, SV, SAdj e SAdv.

5.2. Orações e frases.

5.3. As funções sintácticas.

5.4. Coordenação e subordinação: análise das frases complexas.

5.5. Os diagramas em árvore e a hierarquia de constituintes.

5.6. A extraposição do sujeito e do objecto oracionais: o caso do dummy-subject e do dummy-object.

 

 

 

Metodologia de ensino

As aulas são de ordem teórico-prática. As primeiras sessões são sobretudo de natureza teórica, sobre a relevância do SE e do RP. Procura-se também que os alunos tenham acesso a teorias e modelos de análise linguística para depois se centrarem em exercícios de natureza prática. Privilegia-se assim o debate e participação em sala de aula.

Para além das unidades linguísticas propostas para análise em aula, os alunos são ainda estimulados a trabalharem em casa, com exercícios dados pelo professor ou procurando eles próprios unidades de análise. 

A metodologia de ensino adoptada permite aos alunos conhecerem a estrutura da língua inglesa através da análise das várias unidades que a constituem, numa abordagem que pretende, por um lado, fornecer-lhes os instrumentos de descrição e, por outro, pô-los em prática.

O entendimento do Inglês promove ainda uma boa redacção e expressão escritas. O reconhecimento das estruturas permite também aos alunos dominar de forma científica a língua com que trabalham. Por fim, auxilia-os, por exemplo, na tradução de textos ingleses para outras línguas. Do mesmo modo, o debate em sala aula permite o diálogo e reflexão críticos, bem como uma boa expressão oral e um aumento da capacidade argumentativa. 

A avaliação consiste em dois testes presenciais escritos, que visam determinar o conhecimento por parte dos alunos da descrição e análise das unidades linguísticas, e na participação nas aulas que, nesta disciplina, é absolutamente fundamental.  

Dois testes escritos: 45 % cada.

Participação nas aulas: 10%