Sumários

Os modernismos e a Guerra. Leitura lenta de Woolf, 'The Mark on the wall'.

20 Outubro 2015, 10:00 Luísa Maria Rodrigues Flora

Os modernismos e a Guerra.

Leitura de 'The Mark on the Wall' de Virginia Woolf.
O devaneio literário, o discurso interior , as técnicas de uma dicção ficcional e inovadora. Atenção a excertos de ensaios da autora, particularmente a 'Modern fiction' (na Antologia de Norton).
A ausência deliberada de uma sequência dita lógica, o deambular pela associação de ideias, ironia e comentário social.


The writing of war - issues of literary representation. Reading and reflecting in class with one essay devoted to this literary question

16 Outubro 2015, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora


Reading in class and reflecting upon the literary representation of war.
The analysis took as an example of such issues the treatment addressed in the  teacher's essay:
"So proud of our dead soldiers": Of ghosts and men in Jacob's Room 1922) and Atonement (2001)', Etudes Britanniques Contemporaines, Révue de la Société d'Études Anglaises Contemporaines, n.34, 2008, 185-197.


A representação da guerra na literatura. Leitura de um ensaio que problematiza tais questões.

16 Outubro 2015, 10:00 Luísa Maria Rodrigues Flora


A representação da guerra na literatura.
Problematização destas questões.
Leitura de um ensaio da professora, ' "So proud of our dead soldiers": Of ghosts and men in Jacob's Room 1922) and Atonement (2001)', Etudes Britanniques Contemporaines, Révue de la Société d'Études Anglaises Contemporaines, n.34, 2008, 185-197.


The great war and a new poetic diction. The soldier-poets, special attention given to Wilfred Owen and Isaac rosenberg

9 Outubro 2015, 12:00 Luísa Maria Rodrigues Flora

A new diction to interpret a new experience of reality. The techniques and poems of Owen and rosenberg.
Reading in class of several of their poems, special attention devoted to 'Strange Meeting' and 'Break of Day in the Trenches'. Reading from Owen's posthumous Preface.



Atenção aos poetas-soldados com particular destaque para Wilfred Owen e Isaac Rosenberg

9 Outubro 2015, 10:00 Luísa Maria Rodrigues Flora

Realidades históricas e literárias diferentes.
A escrita da Grande Guerra.
Leitura na turma de poemas de Owen e Rosenberg, com particular atenção a 'Strange Meeting', 'Break of Day in the Trenches'. O prefácio póstumo de Owen. Outra dicção poética para interpretar a vivência da guerra.