Sumários

A primeira parte da sequência de sonetos e leitura atenta dos sonetos 1, 3, 8, 18, 20

24 Março 2020, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

A primeira parte da sequência (1-126) e leitura atenta de um conjunto de sonetos iniciais. Os sonetos sobre procriação e o encorajamento a legar duplos de si ao futuro. A questão do louvor e da comparação. A imortalidade pelos filhos e pela poesia. A ambiguidade da relação entre sujeito poético e objeto dos sonetos, o “fair youth”. Homossocialidade, homoerotismo e androgenia. Sonetos 1, 3, 8, 18, 20.


Introdução aos sonetos de Shakespeare

20 Março 2020, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Introdução aos sonetos de Shakespeare. Contexto histórico-literário e modelos. O soneto de Petrarca e a transição para o soneto inglês: Thomas Wyatt, Henry Howard, Earl of Surrey, Sir Philip Sidney, Samuel Daniel, Michael Drayton, Edmund Spenser, John Donne, George Herbert, etc. Petrarquismo, imitação, paródia, e anti-petrarquismo. Shakespeare’s Sonnets (1609) e as leituras biografistas. O desconforto de editores, críticos e leitores com a relação entre sujeito poético e o “fair youth” a partir de meados do século XVII.


Conclusão da discussão de Hamlet - a segunda parte do quinto ato e algumas conclusões

17 Março 2020, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

A conversa final entre Hamlet e Horatio e o massacre final, 5.2. Aprender a morrer e a precipitação das mortes no fim. Hamlet e o pedido de que a sua história seja contada. Fortinbras como sucessor. A dialética entre tragédia doméstica e tragédia política.


Hamlet - Ato 4 e primeira parte do ato 5

13 Março 2020, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

O quarto ato: as consequências do assassínio de Polonius e a loucura e morte de Ophelia. Representações de Ophelia na arte: a mulher morta como objeto de apreciação erótica. Cf. Elizabeth Bronfen, Over her dead body. Revisões da figura de Ophelia na cultura popular. A vingança de Laertes contraposta à de Hamlet. Os estratagemas de Claudius e Laertes no quarto ato e a cena dos Coveiros, 5.1. O papel dos coveiros e a materialidade da morte. Iconografia: a dança da morte de Hans Holbein e o memento mori de Hamlet com o crânio de Yorick. O enterro de Ophelia e a questão do suicídio.


Preparação técnica, em colaboração com os alunos, para as aulas em formato online

10 Março 2020, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Após o anúncio da Reitoria, na noite do dia 9 de março, de que as aulas presenciais seriam suspensas na Universidade de Lisboa por causa da pandemia do COVID-19, foram feitas preparações técnicas com os alunos no sentido de dar seguimento às aulas online (através da plataforma Zoom) a partir da aula de sexta-feira (dia 13 de março). Todas as aulas que se seguiram tiveram lugar online.