Sumários
Apresentação do programa e da avaliação
16 Setembro 2024, 11:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Programa
Literatura Inglesa (Sécs XVI-XVII) explora algumas consequências da receção das ideias de Niccolò Machiavelli na literatura do Renascimento inglês, a partir da análise de duas peças de William Shakespeare – Henry V, uma peça histórica inglesa, e Julius Caesar, uma tragédia romana, ambas datadas de 1599 – assim como da leitura de alguma prosa de reflexão política da autoria de Francis Bacon. Começando com a exposição faseada de elementos do contexto cultural, teatral e literário do Renascimento inglês, nomeadamente através da análise do ensaio “The Defence of Poesy”, de Sir Philip Sidney, e da leitura de excertos de O Príncipe, de Machiavelli, procurar-se-á entender de que maneira Machiavelli e o maquiavelismo permitiram a autores ingleses da passagem do século XVI para o século XVII reimaginar a história em termos dos usos políticos da lei, da religião, da retórica e da guerra, culminando numa anatomia penetrante dos efeitos alienantes do exercício do poder.
Avaliação
A leitura dos textos é feita em diálogo com os estudantes, atentando-se sempre em aspetos que permitam lançar luz sobre a produção dramática de Shakespeare em geral e as particularidades do teatro e da prosa ensaística inglesa da passagem do século XVI para o século XVII. Espera-se dos estudantes que tenham lido as peças, numa edição crítica em inglês, antes das respetivas aulas e que estejam preparados para as discutir oralmente em pormenor.
Avaliação: três testes escritos (10% + 35 % + 35 %) e qualidade da participação em aula (20 %).
Bibliografia
AVELAR, Mário. O Essencial sobre William Shakespeare. INCM, 2012.
BACON, Francis. The Major Works. Ed. Brian Vickers. Oxford UP, 2008.
MACHIAVELLI,
Niccolò. The Prince. Trad. Peter Bondanella. Oxford UP, 2005.
SHAKESPEARE, William. Julius Caesar. Ed. David Daniell. The Arden Shakespeare Third Series. Thomson: 2002.
SHAKESPEARE, William. Henry V. Ed. T. W. Craik. The Arden Shakespeare Third Series. Thomson: 2005.
SIDNEY, Sir Philip. “The Defence of Poesy”. Sidney’s “The Defence of Poesy” and Selected Renaissance Literary Criticism. Ed. Gavin Alexander, 1-54. Penguin, 2004.
É altamente recomendável um domínio avançado da língua inglesa, para uma mais plena compreensão de textos literários de maior dificuldade.