Programa da disciplina. Bibliografia. Avaliação.  

18 Setembro 2018, 14:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação. Mudança de duas peças, que os alunos já tinham lido por textos de igual relevância.  Leitura e discussão de dois sonetos de Shakespeare.   


Literatura Inglesa, séculos XVI e XVII apresenta-se como um curso panorâmico, onde se reúnem leituras de poetas e dramaturgos, no sentido de se enquadrar histórica e culturalmente a literatura renascentista. Num primeiro momento, serão estudados poemas de autores como Margaret Cavendish, Shakespeare, Sidney ou Donne, mas também de George Turberville, Thomas Lord Vaux ou Thomas Wyatt, procurando-se repensar o cânone poético renascentista e resgatar bons poemas do esquecimento a que, por algum motivo, foram votados. Num segundo momento, discutem-se textos dramáticos, como Measure for Measure, de Shakespeare,The Duchess of Malfi eThe Beaux Stratagem, nos quais a lei interfere com o que poderiam ser considerados assuntos privados que, antes deste momento, não haviam sido legislados. A diversidade de obras escolhidas pretende ampliar a cultura literária dos alunos, incentivar o pensamento crítico e a capacidade de análise. 

 

 

Módulo 1. Ideais espirituais de justiça, casamento, adultério e divórcio

A ansiedade com o casamento clandestino, com a ideia de adultério e com o divórcio ocupam muito do pensamento jurídico nos séculos XVII e XVIII. Peças de teatro como The Duchess of Malfi e as suas rescritas enunciam a preocupação com estes tópicos, que levarão à escrita e à implementação de documentos como a lei de 1654 sobre casamento clandestino e o de 1670 sobre o divórcio. Nos escritos de Milton ou na defesa do divórcio em peças como a de Farquhar retrabalham-se estes temas. 

 

Módulo 2. Poesia de e no tempo de Shakespeare

Neste módulo serão estudados diferentes tipos de géneros poéticos no tempo de Shakespeare. Serão lidos autores como Margaret Cavendish, Shakespeare, Sidney ou Spencer, mas também resgatar bons poemas do esquecimento a que, por algum motivo, foram votados. Entre estes poetas encontram-se George Turberville, “I thee advise”, Thomas Lord Vaux, “Of a Contented Mind”, Thomas Morley “Ladies, you see time flieth”. Procura-se ainda distinguir poemas líricos, poemas narrativos, sonetos e sátira. Ler-se-ão alguns poemas amorosos de John Donne, mas também as suas sátiras.   


Módulo 3. Marlowe e Shakespeare

Será lida a peça de Marlowe, Dr. Faustus, e The Winter's Tale, de Shakespeare, contrapondo-se os dois autores, o que permitirá perceber a dimensão da obra shakespeariana, mas também contextualizar historicamente o teatro de século XVI.