Programa

Literatura Inglesa, séculos XVI e XVII, visa familiarizar os estudantes com a obra de William Shakespeare (1564-1616), por via da análise de três peças que dramatizam o passado, tanto histórico como ficcional, através dos meios historicamente específicos do teatro do Renascimento inglês: Henry V, Julius Caesar e Troilus and Cressida. O enquadramento teórico explorará as tensões que resultam da forma como estes textos modelam o passado histórico com fins ideológicos e dramáticos a partir de correntes historiográficas diversas. Começando com a exposição faseada de elementos do contexto cultural, teatral e literário do Renascimento inglês, serão depois lidas três peças (uma peça histórica inglesa, uma tragédia romana e uma peça sobre a guerra de Tróia) que exploram uma consciência irregular de diferença e direção históricas, nomeadamente através do uso de arcaísmos e anacronismos na recriação renascentista do passado da Antiguidade Clássica e da Idade Média.

 

Avaliação

A leitura das peças é feita em diálogo com os estudantes, atentando-se sempre em aspetos que permitam lançar luz sobre a produção dramática de Shakespeare em geral e as particularidades do teatro inglês da passagem do século XVI para o século XVII. Espera-se dos estudantes que tenham lido as peças, numa edição crítica em inglês, antes das respetivas aulas e que estejam preparados para as discutir oralmente em pormenor.

Avaliação: dois testes escritos (40% + 40%), com a possibilidade de um dos testes ser substituído por um trabalho, e qualidade da participação em aula (20%).

 

Bibliografia


AVELAR, Mário. O Essencial sobre William Shakespeare. Lisboa: INCM, 2012.

HATTAWAY, Michael, ed. The Cambridge Companion to Shakespeare’s History Plays. Cambridge: Cambridge UP, 2002.

SHAKESPEARE, William. Julius Caesar. Ed. David Daniell. The Arden Shakespeare Third Series. London: Thomson: 2002.

SHAKESPEARE, William. Henry V. Ed. T. W. Craik. The Arden Shakespeare Third Series. London: Thomson: 2005.

SHAKESPEARE, William. Troilus and Cressida. Ed. David Bevington. Revised edition. The Arden Shakespeare Third Series. London: Bloomsbury: 2015.