Introdução
16 Setembro 2019, 16:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Introdução ao conjunto de problemas e de questões a desenvolver. Fará sentido afirmar que o Gótico surge na literatura de século XVIII-XIX?
Indicação do calendário da cadeira, da bibliografia e dos critérios de avaliação.
Plano da disciplina.
Em 1764, Horace Walpole usou a palavra Gótico como subtítulo de The Castle of Otranto, dando-lhe o sentido de “bárbaro” ou “proveniente da Idade Média”, sem adivinhar que esta viria a ser usada para denominar um género literário. Apesar de a origem do termo se encontrar em Walpole, foi Ann Radcliffe a responsável por desenvolver aquilo a que se viria a chamar romance gótico. A romancista, admirada por autores como Walter Scott, Dostoievski ou Keats e considerada por Nathan Drake como o “Shakspeare [sic] of Romance Writers”, constitui o ponto de partida desta disciplina, na qual se explora a ideia de gótico na Literatura Inglesa dos séculos XVIII e XIX. Assim, parte-se de The Misteries of Udolphopara contos e romances que rescrevem ou aludem à ideia de gótico e à obra de Radcliffe. Serão lidos em aula Jane Eyre (Charlotte Bronte, 1874), The Turn of the Screw (Henry James, 1898) e Northanger Abbey(Jane Austen, 1803).