Literatura Inglesa. O Romantismo I

12 Março 2019, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Como é hábito às terças-feiras, foram observados os sumários, mas, neste caso, das 3 sessões das 2 passadas semanas de trabalho, devido à paragem referente às Férias de Carnaval de 4 a 6 de Março.
  • Iniciou-se uma interpretação global do Período Romântico, tomando-se como uma das suas linhas orientadoras a análise da imagem reproduzida na capa do Volume D de The Norton Anthology of English Literature (2018), imagem incluída na 1ª Colectânea de Leituras e Consultas Aconselhadas - The Bard (ca. 1817), by John Martin (1789-1854), Oil on canvas, Support: 50 x 40 inches (127 x 101.6 cm), Frame: 57 × 47 inches (144.8 × 119.4 cm). Yale Center for British Art, USA, Paul Mellon Collection. [Accessed: 11 March 2019]. Available at: <http://interactive.britishart.yale.edu/art-in-focus-wales/185/the-bard>. Tendo sido explicado que esta é uma versão visual do poema de Thomas Gray (1716-1771), The Bard, publicado em 1757 (Thomas Gray Archive. Poems. Analysis. [Accessed: 11 March 2019]. Available at: <https://www.thomasgray.org/cgi-bin/display.cgi?text=bapo>), retomou-se a parte final da primeira abordagem crítica dos escritores incluídos no Volume C de The Norton Anthology of English Literature (The Restoration and the Eighteenth Century), iniciada na anterior sessão de trabalho, sendo dada especial ênfase aos que pertencem ao 3º sub-período literário discriminado na sua Introdução, e aí caracterizado da seguinte forma: «[...] the third [shorter period], concluding with the death of Johnson in 1784 and the publication of Cowper's The Task in 1785, confronts the old principles with revolutionary ideas that would come to the fore in the Romantic movement of the late eighteenth and early nineteenth centuries.» (19) Embora o poema The Bard esteja excluído do Volume C da antologia, Gray é precisamente um dos poetas seleccionados para nele representarem o referido 3º sub-período da literatura inglesa do século XVIII, pelo que a versão de The Bard criada por Martin, e que faz capa do Volume D (The Romantic Period), pode ser interpretada como acentuação da relativa continuidade entre aquele sub-período e o período Romântico.