Sumários

Das Questões da Recepção a Emma de Jane Austen

2 Março 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Factores contextuais que determinam a recepção do romance, desde a edição escolhida para a sua leitura (<https://austenonly.com/2012/11/16/anne-sharps-copy-of-emma-to-go-to-auction-again/>), até ao conhecimento das condições históricas - (<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacques-Louis_David_006.jpg#/media/File:NapoleanCoronationDavid.jpg>), (<http://www.revolutionandempire.com/the-louvre-plunder-and-glory/>), (<https://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/consecration-emperor-napoleon-and-coronation-empress-josephine-december-2-1804>), (<https://www.youtube.com/watch?v=OVtev_GnPiE>) - e histórico-literárias em particular, em que foi concebido, considerando-se os factos de Jane Austen ter nascido em 16 de  Dezembro de 1775, em Steventon, North Hampshire, e morrido em 18 de Julho de 1817, em Winchester, e de Emma ter sido publicado em Dezembro de 1815, embora com data de 1816 (<http://janeausten200.co.uk/event/talk-jane-austen-wartime-novelist-professor-kathryn-sutherland>). 



Análise do Conceito de «Recepção»

27 Fevereiro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • A partir da  introdução de Willis, Ika. Reception. London and New York: Routledge, 2018 (<https://lha.uow.edu.au/taem/contacts/UOW142664.html>), em especial da secção «Prehistories of Reception 2: Modernity (1700-1900)», foi iniciada a análise do conceito de «recepção».
  • Para a próxima sessão de trabalho, informou-se os estudantes que deviam ler os 3 primeiros capítulos do romance de Jane Austen, Emma, na seguinte edição: Austen, Jane. Emma (1816). 200th-Anniversary Annotated Edition. Ed. Juliette Wells. New York: Penguin Books, 2015 (<http://janeausten200.co.uk/>), também disponível na Pasta 29 da Reprografia Verde.


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP 2) II

23 Fevereiro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Os estudantes foram informados de que as sessões de trabalho têm início ao quarto de hora académico.
  • Pediu-se aos estudantes que se apresentassem, identificando os diversas cursos de licenciatura em que se encontram inscritos: Artes e Humanidades; Curso Livre em Unidades Curriculares Isoladas; Estudos Gerais; Línguas, Literaturas e Culturas; Tradução.
  • Foi explicado que os sumários devem ser consultados de sessão para sessão, por constituírem o suporte do trabalho desenvolvido e a desenvolver ao longo do semestre.  
  • Analisou-se o Plano de Trabalho proposto, nomeadamente os seus pontos 5. Conteúdos programáticos e 7. Metodologias de ensino (avaliação incluída); no caso deste último, o foco incidiu principalmente sobre as questões da avaliação (<http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/programas-das-unidades-curriculares/-2>).
  • Partindo do Calendário Escolar para o semestre em curso (<http://www.letras.ulisboa.pt/pt/cursos/calendario-escolar?highlight=WyJjYWxlbmRhcmlvIiwiZXNjb2xhciIsImNhbGVuZGFyaW8gZXNjb2xhciJd>), determinou-se a data limite para os estudantes escolherem o seu tipo de 1º elemento de avaliação, um primeiro teste ou uma apresentação oral - 6 de Março, 3ªf.; foi ainda determinada a data do 1º Teste - 10 de Abril, 3ªf.; e do Teste  Final - 8 de Junho, 6ªf.
  • Finalmente, foi pedida, para a próxima sessão de trabalho, a leitura da introdução de Willis, Ika. Reception. London and New York: Routledge, 2018 (<https://lha.uow.edu.au/taem/contacts/UOW142664.html>), disponível na Pasta 29 da Reprografia Verde.


Introdução ao Trabalho do Grupo (TP 2) (1/12) I

20 Fevereiro 2018, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • O Plano de Trabalho a propor aos estudantes foi introduzido a partir da comparação entre a sequência inicial do filme Educating Rita (1983, <https://www.youtube.com/watch?v=py8AgB5kyc4>), dirigido por Lewis Gilbert, a partir da adaptação da comédia com o mesmo título, e estreada em 1980, adaptação para o cinema feita pelo seu próprio autor, Willy Russel, e  o poema de William Blake, «The School Boy», que integra Songs of Innocence and of Experience (1789, 1794) Copy L (printed 1795, <http://www.blakearchive.org/copy/songsie.l?descId=songsie.l.illbk.54>).