Sumários

Panorâmica da lírica italiana dos séculos XIII e XIV

30 Janeiro 2019, 10:00 Maria João Almeida

A constituição da escola poética siciliana no âmbito do programa político-cultural do Imperador Federico II. A produção poética dos "funcionários-poetas" face ao modelo provençal. Características da abordagem da temática amorosa e as inovações no domínio das formas poéticas: o soneto e a fixação da canção.

A experiência poética siculo-toscana: as heranças provençal e siciliana.

O dolce stil novo: a concialiação entre a teoria do amor cortês e a norma religiosa. O precursor do stilnovo: Guido Guinizzelli e a sua canção programática "Al cor gentile". O conceito de "gentilezza" associado ao fenómeno amoroso. As concepções de amor da figura feminina no dolce stil novo.


Aula de Apesentação

28 Janeiro 2019, 10:00 Maria João Almeida

Apresentação do Programa, do calendário de trabalho, dos critérios e do método de avaliação. Indicação da bibliografia aconselhada.

As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme. Em cada tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos.

As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem, a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita;

Formas e elementos de avaliação:

  • dois exercícios escritos presenciais (30% + 30%)

  • uma apresentação oral individual (30%)

  • assiduidade e participação (10%)