O Programa compreende dois pontos ordenados no plano diacrónico. O primeiro centra-se na fixação do modelo narrativo da novela com Boccaccio, abordando o Decameron na perspectiva da sua forma estruturante, dos modos narrativo e discursivo, das temáticas dominantes e dos valores ideológicos em circulação no texto.

O segundo ponto incide sobre o advento da comédia “regular” através de peças de Bibbiena e Machiavelli, focando a elaboração do texto dramático por entre experiências e tensões inovadoras que convergiram para a “invenção do teatro” no Renascimento. Quer no primeiro ponto, quer no segundo, serão examinados os diversos tipos de relações que os textos estudados estabelecem com os respectivos contextos históricos, sociais e culturais.


Metodologias de ensino

As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme. Em cada tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos. 

As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem, a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita;

Formas e elementos de avaliação

·      - um exercício escrito presencial (60%)

·     -  uma apresentação oral (35%)

·      - assiduidade e participação (0,5%) 


Bibliografia

Bernardo Dovizi da Bibbiena, A Calándria, in Obras primas do teatro italiano (século XVI), prefácio e trad. do texto original por Gino Saviotti, Lisboa, Cosmos, 1945.

Giovanni Boccaccio, Decameron, trad. de Urbano Tavares Rodrigues, 2 vols., Lisboa, Relógio D’Água, 2006.

Niccolò Machiavelli, A Mandrágora, trad de Carmen González, Lisboa, Estampa, 1970.

 

Bibliografia complementar será indicada no decurso das aulas..