O programa desta cadeira pretende proporcionar um conhecimento da épica latina dos primórdios até ao final da Antiguidade. Para alcançar este objectivo será feita a caracterização do género a partir dos teóricos antigos e da praxis dos poetas, a identificação dos elementos da tradição homérica e da influência alexandrina, a análise das especificidades do género em Roma e a contextualização das obras no seu momento cultural
Autores
1. Lívio Andronico, Odusia
2. Névio, Bellum Punicum
3. Énio, Annales
4. O epílio em Roma: Carmen 64 de Catulo; o epílio de Aristeu, Vergílio, Geórgicas, 4, 315- 558
5. Lucrécio, De rerum natura
6.Ovídio, Metamorphoses
7. Vergílio, Aeneis
8. Lucano, Bellum ciuile
9. Estácio, Achilleis, Thebais
10. Valério Flaco, Argonautica
11. Sílio Itálico, Punica
12. Prudêncio, Psychomachia
13. Claudiano, De Raptu Proserpinae
Bibliografia básica
Barchiesi, A. “L’Epos” in Lo spazio letterario di Roma Antica, I, Roma, 1989, p. 115-141
Boyle. A.J. (ed.) Roman epic, London-New York, 1993
Bowra, C. M., From Vergil to Milton, London, 1948
Cairns, Virgil’s Augustan Epic, Cambridge, 1999
Clausen, W. V., Virgil’s Aeneid and the tradition of Hellenistic poetry, Berkeley, 1987 Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale, Cambridge, 1997
Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale, Cambridge, 1997
Lyne, R. O. M., Further voices in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1987
Lyne, R.O.M. Words and the poet. Characteristic Techniques of Style in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1989
Martin, R; Gaillard, J., Les genres littéraires à Rome, Paris, 1990
Otis, B., Virgil. A study in civilized poetry, Oxford, 1963
Narducci, E., Lucano. Un’epica contro l’impero, Roma-Bari, 2002
Poeschl, V., Die Dichtkunst Virgils, Innsbruck-Wien, 1950
Perutelli, A., La poesia epica latina, Roma, 2000
Winnifrith-Murray- Gransden, K.W. (eds), Aspects of the epic, Houndmills- London, 1985
Edições, traduções e bibliografia complementar a indicar oportunamente
Avaliação:
- Pequenos trabalhos (comentários de texto, verificações de leitura, pequenos trabalhos de investigação) a combinar atempadamente com os alunos: 40/
- 2 exercícios escritos (30+30)