O programa desta cadeira pretende proporcionar um conhecimento da épica latina dos primórdios até ao final da Antiguidade. Para alcançar este objectivo será feita a caracterização do género a partir dos teóricos antigos e da praxis dos poetas, a identificação dos elementos da tradição homérica e da influência alexandrina, a análise das especificidades do género em Roma e a contextualização das obras no seu momento cultural  

Autores

1. Lívio Andronico, Odusia

2. Névio, Bellum Punicum

3. Énio, Annales

4. O epílio em Roma: Carmen 64 de Catulo; o epílio de Aristeu, Vergílio, Geórgicas, 4, 315- 558

5. Lucrécio, De rerum natura

6.Ovídio, Metamorphoses

7. Vergílio, Aeneis

8. Lucano, Bellum ciuile

9. Estácio, Achilleis, Thebais

10. Valério Flaco, Argonautica

11. Sílio Itálico, Punica

12. Prudêncio, Psychomachia

13. Claudiano, De Raptu Proserpinae

 

Bibliografia básica

 

Barchiesi, A. “L’Epos” in Lo spazio letterario di Roma Antica, I, Roma, 1989, p. 115-141

Boyle. A.J. (ed.) Roman epic, London-New York, 1993

Bowra, C. M., From Vergil to Milton, London, 1948

Cairns, Virgil’s Augustan Epic, Cambridge, 1999

Clausen, W. V., Virgil’s Aeneid and the tradition of Hellenistic poetry, Berkeley,  1987 Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale,  Cambridge, 1997

Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale,  Cambridge, 1997

Lyne, R. O. M., Further voices in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1987

Lyne, R.O.M.  Words and the poet. Characteristic Techniques of Style in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1989

Martin, R;  Gaillard, J., Les genres littéraires à Rome, Paris, 1990

Otis, B., Virgil. A study in civilized poetry, Oxford, 1963

Narducci, E., Lucano. Un’epica contro l’impero, Roma-Bari, 2002

Poeschl, V., Die Dichtkunst Virgils, Innsbruck-Wien, 1950

Perutelli, A., La poesia epica latina, Roma, 2000

Winnifrith-Murray- Gransden, K.W. (eds), Aspects of the epic, Houndmills- London,  1985

 

Edições, traduções e bibliografia complementar a indicar oportunamente

 

Avaliação:

  1. Pequenos trabalhos (comentários de texto, verificações de leitura, pequenos trabalhos de investigação) a combinar atempadamente com os alunos: 40/

 

  1. 2 exercícios escritos (30+30)