1.Nome da unidade curricular Literatura Latina III
2.Ciclo de estudos
1º
3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)
Luís Manuel Gaspar Cerqueira, 75h
4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta cadeira pretende proporcionar um conhecimento profundo da épica latina dos primórdios até ao final da Antiguidade.
4. Learning outcomes of the curricular unit
To provide the student with deep knowledge of latin epic from its beginnings to late Antiquity.
5.Conteúdos programáticos
- Lívio Andronico, Odusia
- Névio, Bellum Punicum
- Énio, Annales
- O epílio em Roma: Carmen 64 de Catulo; o epílio de Aristeu, Vergílio, Geórgicas, 4, 315- 558
- Lucrécio, De Rerum Natura
- Ovídio, Metamorphoses
- Vergílio, Aeneis
- Lucano, Bellum ciuile
- Estácio, Achilleis, Thebais
- Valério Flaco, Argonautica
- Sílio Itálico, Punica
- Prudêncio, Psychomachia
- Claudiano, De Raptu Proserpinae
5.Syllabus
- Livius Andronicus, Odusia
- Naevius, Bellum Punicum
- Aennius, Annales
- Epyllion at Rome: Carmen 64 de Catullus; Aristei epyllion, Vergílio, Georgicon, 4, 315- 558
- Lucretius, De Rerum Natura
- Ovidius, Metamorphoses
- Vergilius , Aeneis
- Lucanus, Bellum ciuile
- Statius, Achilleis, Thebais
- Valerius Flaccus, Argonautica
- Silius Italicus, Punica
- Prudentius, Psychomachia
- Claudianus, De Raptu Proserpinae
6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Para alcançar o objectivo proposto será feita a caracterização do género a partir dos teóricos antigos e da praxis dos poetas, a identificação dos elementos da tradição homérica e da influência alexandrina, a análise das especificidades do género em Roma e a contextualização das obras no seu momento cultural.
Os alunos lerão individualmente a Eneida e o Bellum Ciuile de Lucano, na íntegra, leituras que serão sujeitas a verificação escrita.
Avaliação contínua : Pequenos trabalhos de investigação, análises em aula (40%),
2 exercícios escritos (30%, 30%)
6. Teaching methodologies (including evaluation)
Theoretical characterization of epic gender from ancient theorists and poet’s praxis, identification of the elements of Homeric tradition and alexandrine influence, analysis of specific features of epic gender in Rome and cultural frame of these texts.
Individual full reading, to be tested, of Vergil’s Aeneis and Lucans Bellum ciuile and partial reading of other works, classroom analysis and individual small works.
Evaluation:
Small investigation works, classroom participation: 40%
2 tests: 30%/30%
7.Bibliografia
Barchiesi, A. “L’Epos” in Lo spazio letterario di Roma Antica, I, Roma, 1989, p. 115-141
Boyle. A.J. (ed.) Roman epic, London-New York, 1993
Bowra, C. M., From Vergil to Milton, London, 1948
Cairns, Virgil’s Augustan Epic, Cambridge, 1999
Clausen, W. V., Virgil’s Aeneid and the tradition of Hellenistic poetry, Berkeley, 1987 Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale, Cambridge, 1997
Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale, Cambridge, 1997
Lyne, R. O. M., Further voices in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1987
Lyne, R.O.M. Words and the poet. Characteristic Techniques of Style in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1989
Martin, R; Gaillard, J., Les genres littéraires à Rome, Paris, 1990
Otis, B., Virgil. A study in civilized poetry, Oxford, 1963
Narducci, E., Lucano. Un’epica contro l’impero, Roma-Bari, 2002
Otis, B., Virgil. A study in civilized poetry, Oxford, 1963
Narducci, E., Lucano. Un’epica contro l’impero, Roma-Bari, 2002
Poeschl, V., Die Dichtkunst Virgils, Innsbruck-Wien, 1950
Perutelli, A., La poesia epica latina, Roma, 2000
Winnifrith-Murray- Gransden, K.W. (eds), Aspects of the epic, Houndmills- London, 1985
8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
Quinta-feira, 12h-14h