1.Nome da unidade curricular Literatura Latina III

 

 

2.Ciclo de estudos

 

 

3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)

Luís Manuel Gaspar Cerqueira, 75h

 

 

4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta cadeira pretende proporcionar um conhecimento profundo da épica latina dos primórdios até ao final da Antiguidade. 

 

 

4. Learning outcomes of the curricular unit

To provide the student with deep knowledge of latin epic from its beginnings to late Antiquity.

 

 

 

5.Conteúdos programáticos

 

  • Lívio Andronico, Odusia
  • Névio, Bellum Punicum
  • Énio, Annales
  • O epílio em Roma: Carmen 64 de Catulo; o epílio de Aristeu, Vergílio, Geórgicas, 4, 315- 558
  • Lucrécio, De Rerum Natura
  • Ovídio, Metamorphoses
  • Vergílio, Aeneis
  • Lucano, Bellum ciuile
  • Estácio, Achilleis, Thebais
  • Valério Flaco, Argonautica
  • Sílio Itálico, Punica
  • Prudêncio, Psychomachia
  • Claudiano, De Raptu Proserpinae

 

 

 

5.Syllabus

 

  • Livius Andronicus, Odusia
  • Naevius, Bellum Punicum
  • Aennius, Annales
  • Epyllion at Rome: Carmen 64 de Catullus; Aristei epyllion, Vergílio, Georgicon, 4, 315- 558
  • Lucretius, De Rerum Natura
  • Ovidius, Metamorphoses
  • Vergilius , Aeneis
  • Lucanus, Bellum ciuile
  • Statius, Achilleis, Thebais
  • Valerius Flaccus, Argonautica
  • Silius Italicus, Punica
  • Prudentius, Psychomachia
  • Claudianus, De Raptu Proserpinae

 

 

 

6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Para alcançar o objectivo proposto será feita a caracterização do género a partir dos teóricos antigos e da praxis dos poetas, a identificação dos elementos da tradição homérica e da influência alexandrina, a análise das especificidades do género em Roma e a contextualização das obras no seu momento cultural.

Os alunos lerão individualmente a Eneida e o Bellum Ciuile de Lucano, na íntegra, leituras que serão sujeitas a verificação escrita.

 

Avaliação contínua : Pequenos trabalhos de investigação, análises em aula (40%),

 

2 exercícios escritos (30%, 30%)

 

 

6. Teaching methodologies (including evaluation)

Theoretical  characterization of epic gender from ancient theorists and poet’s praxis, identification of the elements of Homeric tradition and alexandrine influence, analysis of specific features of epic gender in Rome and cultural frame of these texts.

Individual full reading, to be tested, of Vergil’s Aeneis and Lucans Bellum ciuile and partial reading of other works, classroom analysis and individual small works.

           

Evaluation:

Small investigation works, classroom participation: 40%

2 tests: 30%/30%

 

 

7.Bibliografia

Barchiesi, A. “L’Epos” in Lo spazio letterario di Roma Antica, I, Roma, 1989, p. 115-141

Boyle. A.J. (ed.) Roman epic, London-New York, 1993

Bowra, C. M., From Vergil to Milton, London, 1948

Cairns, Virgil’s Augustan Epic, Cambridge, 1999

Clausen, W. V., Virgil’s Aeneid and the tradition of Hellenistic poetry, Berkeley,  1987 Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale,  Cambridge, 1997

Kennedy, D.F., “Virgilian Epic”, in The Cambridge Companion to Virgil, ed. C. Martindale,  Cambridge, 1997

Lyne, R. O. M., Further voices in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1987

Lyne, R.O.M.  Words and the poet. Characteristic Techniques of Style in Vergil’s Aeneid, Oxford, 1989

Martin, R;  Gaillard, J., Les genres littéraires à Rome, Paris, 1990

Otis, B., Virgil. A study in civilized poetry, Oxford, 1963

Narducci, E., Lucano. Un’epica contro l’impero, Roma-Bari, 2002

Otis, B., Virgil. A study in civilized poetry, Oxford, 1963

Narducci, E., Lucano. Un’epica contro l’impero, Roma-Bari, 2002

Poeschl, V., Die Dichtkunst Virgils, Innsbruck-Wien, 1950

Perutelli, A., La poesia epica latina, Roma, 2000

Winnifrith-Murray- Gransden, K.W. (eds), Aspects of the epic, Houndmills- London,  1985

 

 

 

 

8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

 

Quinta-feira, 12h-14h