Sumários

A estética alexandrina (conclusão). Início do estudo da épica latina.

8 Fevereiro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

A estética alexandrina: escultura e literatura. A relevância dos Aetia de Calímaco (a poesia etiológica, o teor do prólogo); o final do hino a Apolo de Calímaco. As metáforas do peso, do caminho estreito e da água. Os Idílios de Teócrito: forma breve e carácter experimental; o idílio 11 (Polifemo). Principais características da estética alexandrina. Início do estudo da épica latina. O metro da épica; diversidade temática; os poetas épicos latinos anteriores a Vergílio. Breve apresentação das figuras de Lívio Andronico, Névio e Énio. A poesia latina como leitura de e reacção à poesia grega. 
NOTA:Foi alterado o teor do trabalho escrito (25% da nota final, a entregar por email até ao dia 31 de Março): pede-se aos alunos não uma recensão, mas uma ficha de leitura de um dos seguintes textos (todos disponíveis na biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa): 

D. A. Russell, “De Imitatione”, in D. West, T. Woodman (ed.), Creative Imitation and Latin Literature, Cambriddge, Cambridge University Press, 1979, 1-16.

Ph. Hardie, “Narrative Epic”, in S. Harrison (ed.), A Companion to Latin Literature, Malden: Blackwell, 2005, 83-100.

Gian Biagio Conte,  “Introduction: The Art of Allusion and Models in Literature. 1. Poetic Memory and the Art of Allusion”, The Rhetoric of Imitation. Genre and Poetic Memory in Virgil and other Latin Poets, transl. from the Italian, ed. and with a foreword by Charles Segal, Ithaca (N.Y.)/ London: Cornell University Press, 1986, 23-39.

S. Hinds, “Reflexivity: Allusion and Self-Annotation”, Allusion and Intertext. Dynamics of Appropriation in Roman Poetry, Cambridge: Cambridge University Press, 1998, 1-16.

K. Galinsky, “Augustan Literature. Poetry: General Characteristics”, Augustan Culture. An Interpretive Introduction, Princeton (New Jersey): Princeton University Press, 1996, 225-243.


BIBLIOGRAFIA

OCD: Hellenistic poetry at Rome, alexandrianism, epic, Livius Andronicus, Naevius, Ennius.

- F. Lourenço, “Calímaco, Apolónio, Teócrito: A Poesia Moderna”, Grécia Revisitada, Lisboa, 2004, 69-75

- F. Lourenço, “A Arte Poética de Calímaco”, Grécia Revisitada, Lisboa, 2004,119-125

[- N. Hopkinson, A Hellenistic Anthology, Cambridge, 1988, 2-11, 83-101: sobre prólogo dos Aetia e sua influência na poesia elegíaca latina]

 Traduções dos textos:

- Calímaco, prólogo dos Aetia, epigr. 27, Hino a Apolo 105-112: F. Lourenço, “A Arte Poética de Calímaco”, Grécia Revisitada, Lisboa, 2004,119-125.

- Teócrito 11: F. Lourenço, Poesia Grega. De Álcman a Teócrito, Lisboa, 2006.




Periodização. O nascimento da literatura latina. A estética alexandrina.

5 Fevereiro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Periodização da literatura latina. O nascimento da literatura latina. A estética alexandrina e sua relevância para a poesia latina.Noção de género (introdução): a escala "clássica" dos géneros em Marcial 12.94.

BIBLIOGRAFIA

OCD: imitatio, Hellenistic poetry at Rome, Alexandrianism

F. Lourenço, “Calímaco, Apolónio, Teócrito: A Poesia Moderna”, Grécia Revisitada, Lisboa, 2004, 69-75

F. Lourenço, “A Arte Poética de Calímaco”, Grécia Revisitada, Lisboa, 2004,119-125

[N. Hopkinson, A Hellenistic Anthology, Cambridge, 1988, 2-11, 83-101: sobre prólogo dos Aetia e sua influência na poesia elegíaca latina]

[S. Hinds, Allusion and Intertext: dynamics of appropriation in Roman Poetry, Cambridge, 1998, 1-16]


Aspectos metodológicos do trabalho em literatura clássica.

1 Fevereiro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Obras e colecções essenciais para o estudo da literatura clássica (obras de referência, história da literatura, "companions", comentários, traduções em inglês, francês e português). A consulta do JStor. 

Como redigir referências bibliográficas.


Apresentação do programa e das normas de avaliação.

29 Janeiro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Apresentação do programa e das normas de avaliação. Marcação dos elementos de avaliação (primeiro exercício escrito de avaliação, 22 de Março, 30% da nota final; segundo exercício escrito de avaliação, 7 de Maio, 45% da nota final; trabalho escrito a entregar até 31 de Março, 25% da nota final). Sensibilização dos alunos para as peculiaridades do trabalho em Literatura Latina.