Sumários
27 Novembro 2024, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
A poesia do exílio de Ovídio: alguns aspectos da poética do exílio.
A abertura dos Tristia. O programa dos Tristia no primeiro dístico: o poeta longe de Roma, personificação do livro, livro como filho, a necessidade de um mensageiro, o problema da sobrevivência da poesia sem o apoio das bibliotecas públicas.
Imortalidade e auto-afirmação do poeta: leitura comentada de excertos de Tristia e 3.7, 4.10; a auto-citação (o selo das Metamorfoses).
A figura de Augusto: posicionamento crítico em Tristia 3.1 (o palácio de Augusto; Augusto como salvador).
Bibliografia
G. Williams (2002), “Ovid’s exile poetry: Tristia, Epistulae ex Ponto and Ibis”, in Hardie, P. (ed.), The Cambridge Companion to Ovid. Cambridge: CUP, 233- 248.
P.F. Alberto (2010), “Espaço urbano e poesia: Tristia 3.1 na Roma de Augusto”, in M.C. Pimentel & N.S. Rodrigues (eds.), Sociedade, Poder e Cultura no Tempo de Ovídio. Coimbra: IUC, 117-132.
22 Novembro 2024, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
A obra de Ovídio até ao exílio: carácter experimental; a originalidade na discussão do género.
A poesia do exílio de Ovídio.
As circunstâncias do exílio: das palavras do poeta à discussão académica.
A elegia como lamento nas circunstâncias do exílio.
A poética do exílio: o poeta como morto-vivo; a personificação do livro; o livro como filho do poeta; o contexto hostil do exílio; a alegada "barbarização" da poesia no exílio.
Bibliografia
G. Williams (2002), “Ovid’s exile poetry: Tristia, Epistulae ex Ponto and Ibis”, in Hardie, P. (ed.), The
Cambridge Companion to Ovid. Cambridge: CUP, 233-
248.
P.F. Alberto (2010), “Espaço urbano e poesia: Tristia
3.1 na Roma de Augusto”, in M.C. Pimentel & N.S.
Rodrigues (eds.), Sociedade, Poder e Cultura no Tempo
de Ovídio. Coimbra: IUC, 117-132.
30 Outubro 2024, 12:30
•
Gabriel Alexandre Fernandes da Silva
A Arte de Amar de Ovídio enquanto poema didáctico: análise das principais características. Leitura e comentário de Ars 2.99-108: a descrença nas artes mágicas. O poeta enquanto praeceptor amoris: a técnica só pode ser ensinada pela experiência.
25 Outubro 2024, 12:30
•
Gabriel Alexandre Fernandes da Silva
A poesia didáctica na Antiguidade: elenco dos principais autores e obras. Quais as características de um poema didáctico? Relação professor-aluno, consciência poética, intenção didáctica explícita (cf. K. Volk, The Poetics of Latin Didactic. Oxford: OUP, 2002).
O prólogo da Arte de Amar de Ovídio: o poeta enquanto mestre do amor. Relação do poema com a poesia vergiliana.
23 Outubro 2024, 12:30
•
Gabriel Alexandre Fernandes da Silva
A epistolografia em poesia. Trabalhar a tradição épica em dístico elegíaco. Análise da Heróide 1: Penélope a Ulisses.