Sumários
Ainda o livro IV de Propércio: o regresso de Cíntia e o projecto poético de Propércio.
24 Abril 2017, 10:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
O reaparecimento de Cíntia em Propércio 4.7 e 4.8; o significado do pedido de destruição dos poemas amorosos; continuação da reflexão sobre a voz feminina nos poetas elegíacos. O projecto de Propércio no livro IV: a elegia 4.1 (os conselhos de Apolo e o teor do livro IV; dúvidas sobre a unidade do poema 4.1; a leitura proporciona do passeio de Eneias e Evandro no livro VIII da Eneida).
BIBLIOGRAFIA
A. Nascimento (coord.), Propércio. Eegias, Lisboa/ Assis, 2002Primeiro exercício escrito de avaliação.
19 Abril 2017, 10:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Primeiro exercício escrito de avaliação.
Tópicos de magia erótica na Antiguidade Clássica e na elegia erótica latina.
10 Abril 2017, 10:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Tópicos de magia erótica na Antiguidade Clássica e na elegia erótica latina.
Análise dos seguintes excertos: Audollent 222 e 270; Cícero, Brutus 217; Ovídio, Fasti 2.571-582; Ovídio, Amores 3.7.27-36; Ovídio, Heróides 6.81-94; Propércio 1.1.19-24; Tibulo 1.2.43-64; Ovídio, Ars Amatoria 2.99-107; Ovídio, Remedia Amoris 249-270; Ovídio, Heróides 12.163-174.
BIBLIOGRAFIA
Ogden, D. (1999), "Binding spells: Curse tablets and voodoo dolls in the Greek and Roman worlds", in Ankarloo, B. - Clark, C. (eds), Witchcraft and Magic in Europe: Ancient Greece and Rome, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 3-90 (consulta)
Tupet, A.-M. (1976), La Magie dans la Poésie Latine: des origines à la fin du règne d'Auguste, Paris, Les Belles Lettres (consulta)
Dickie, M. (2000), "Who Practised Love-Magic in Classical Antiquity and in the Late Roman World?", Classical Quarterly 50.2, 563-583.
Materiais de escrita e bibliotecas no mundo antigo.
5 Abril 2017, 10:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Materiais de escrita e bibliotecas no mundo antigo.
Vozes femininas na elegia: as Heróides de Ovídio. A carta de Medeia a Jasão.
3 Abril 2017, 10:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Vozes femininas na elegia: as Heróides de Ovídio.
As Heróides. Caracterização das epístolas poéticas. A divisão em duas secções.
Análise da Heróide de Medeia a Jasão. A recepção do mito na tragédia de Séneca (breves considerações sobre a vida de Séneca, o estoicismo e a moral estóica; análise de passos seleccionados da Medeia de Séneca; paralelismos com o De Ira e com a Heróide de Medeia a Jasão).
BIBLIOGRAFIA
André, C.A. (2016). Ovídio. Heróides, Lisboa.
Duarte, R. (2010). Séneca. Medeia, Lisboa.
Kenney, E.J. (1996), Ovid. Heroides XVI-XXI, Cambridge (estudar o capítulo introdutório)