Apresentação. Instrumentos de trabalho em Literatura Latina.
30 Setembro 2020, 17:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Apresentação do programa da cadeira e das normas de avaliação. Marcação dos elementos de avaliação: 26 de Outubro (prova oral relativa ao primeiro ponto do programa: panorama da literatura latina); 18 de Novembro (segundo ponto do programa); 2, 7 e 9 de Dezembro (apresentação oral: trabalho sobre um poema, a definir por ocasião do início do estudo do segundo ponto do programa).
Calendarização (também disponível na página Moodle):
30 de Setembro |
§ Apresentação. § Conteúdos programáticos e instrumentos para o estudo da literatura latina. |
7 de Outubro |
§ Panorama literário. |
12 de Outubro |
§ Panorama literário. |
14 de Outubro |
§ Panorama literário. |
19 de Outubro |
§ Panorama literário. |
21 de Outubro |
§ Introdução à literatura helenística: o caso de Calímaco e de Teócrito. § A estética alexandrina.
Lourenço, F. (2006, ed.), “A Arte Poética de Calímaco”, in Grécia Revisitada, Lisboa, Livros Cotovia, pp. 119-125. Hunter, R. (2006), The Shadow of Callimachus. Studies in the reception of Hellenistic poetry at Rome, Cambridge, CUP. |
26 de Outubro |
§ Avaliação oral sobre o primeiro ponto do programa (panorama literário da literatura latina). |
28 de Outubro |
§ Introdução à figura e obra de Vergílio. § Leitura, análise e comentário das Bucólicas 1 e 2.
Silva, G.A.F. (2019), Vergílio. Bucólicas, Lisboa, Livros Cotovia. Pereira, M.H.R.P. (20084), “A grande síntese cultural da obra virgiliana [As Bucólicas e as Geórgicas]”, Lisboa, FCG, pp. 246-253. Clausen, W. (1994), A Commentary on Virgil, Eclogues, New York, OUP. |
2 de Novembro |
§ Leitura, análise e comentário das Bucólicas 6 e 10.
Silva, G.A.F. (2019), Vergílio. Bucólicas, Lisboa, Livros Cotovia. Clausen, W. (1994), A Commentary on Virgil, Eclogues, New York, OUP. |
4 de Novembro |
§ O género didáctico: principais características do estilo, autores, obras e influências para Vergílio. § Início do estudo das Geórgicas. Leitura, análise e comentário de G. 1.1-42.
Silva, G.A.F. (2019), Vergílio. Geórgicas, Lisboa, Livros Cotovia. Toohey, P. (1996), “Who reads didactic epic?”, in Epic lessons: an introduction to ancient didactic poetry, London-New York, Routledge, pp. 1-19. Toohey, P. (1996), “Politics, Power and Play: Polyphony in Virgil’s Georgics and Ovid’s Fasti”, in Epic lessons: an introduction to ancient didactic poetry, London-NewYork, Routledge, pp. 109-145. Nappa, C. (2005), Reading after Actium: Vergil’s Georgics, Octavian and Rome, Ann Arbor, UMP. |
9 de Novembro |
§ Leitura, análise e comentário de G. 3.1-48.
Silva, G.A.F. (2019), Vergílio. Geórgicas, Lisboa, Livros Cotovia. |
11 de Novembro |
§ Leitura, análise e comentário do epílio de Aristeu (G. 4.315-527).
Silva, G.A.F. (2019), Vergílio. Geórgicas, Lisboa, Livros Cotovia. |
16 de Novembro |
§ A elegia latina em Roma: continuidade e renovação. § Principais nomes e obras associados ao género. § Leitura, análise e comentário de Catulo 1 e 95.
Simões, A., Moreira, J.P. (2012), Catulo. Carmina, Lisboa, Livros Cotovia. |
18 de Novembro |
§ Teste escrito de avaliação. |
23 de Novembro |
§ Leitura, comentário e análise de Propércio 3.1, Tibulo 1.1 e de Ovídio Am. 1.1.
Nascimento, A. et al. (2002), Propércio. Elegias, Assis-Lisboa. André, C.A. (2015), Tibulo. Poemas, Lisboa, Livros Cotovia. André, C.A. (2006), Ovídio. Amores, Lisboa, Livros Cotovia.
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25 de Novembro |
§ Leitura, comentário e análise de Ovídio Am. 1.9 e de Propércio 4.4.
Nascimento, A. et al. (2002), Propércio. Elegias, Assis-Lisboa. André, C.A. (2006), Ovídio. Amores, Lisboa, Livros Cotovia. |
30 de Novembro |
§ O género didáctico ao serviço do amor: Ovídio enquanto praeceptor amoris. A Ars Amatoria e os Remedia Amoris.
André, C.A. (2006), Ovídio. Arte de Amar, Lisboa, Livros Cotovia. André, C.A. (2015), Ovídio. Remédios Contra o Amor, Lisboa, Livros Cotovia. |
2 de Dezembro |
§ O calendário romano em poesia: os Fasti de Ovídio. § Apresentação de poemas. |
7 de Dezembro |
§ Apresentação de poemas. |
9 de Dezembro |
§ Apresentação de poemas. |