Do Latim às Línguas Românicas

1º ciclo / 1st cycle

 

Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Catarina Isabel Sousa Gaspar (4 horas por semana)

  

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:

- Compreender o complexo processo de desintegração do latim com a subsequente emergência das línguas românicas, com natural destaque para o português; 

- Entender os múltiplos fatores implicados no processo de desintegração linguística, paradigmático de outros, em contextos sociopolíticos bem determinados; 

- Conhecer a terminologia técnica na descrição analítica dos fenómenos linguísticos;

- Conhecer os instrumentos bibliográficos mais pertinentes para trabalhos de pesquisa no âmbito da linguística histórica.

 

Learning outcomes of the curricular unit

This curricular unit aims:

- Understanding the complex process of disintegration of the Latin with the subsequent emergence of the Romance languages​​, with natural emphasis on the Portuguese;

- Understand the multiple factors involved in the linguistic disintegration process, paradigmatic of others on particular socio-political contexts;

- Know the technical terminology in the analytical description of linguistic phenomena;

- Identify the most relevant bibliographic tools for research work within the historical linguistics.


 Conteúdos programáticos

1. Noções gerais: Indo-europeu. Latim clássico, latim vulgar, romance. 

1.1. Sincronia e diacronia – Algumas noções de gramática histórica e o estudo da mudança linguística.

1.2. Substratos, adstratos e superstratos. O bilinguismo e o contacto linguístico na Antiguidade Tardia. 

2. O latim vulgar: fontes, traços caracterizadores (níveis fonético, morfológico, semântico, sintático e lexical). 

2.1. O discurso gramatical em torno da língua latina na Antiguidade Tardia. 

3. Fatores políticos e sociais de evolução linguística: a) a romanização, designadamente na Península Ibérica; b) a implantação do cristianismo; c) o contacto com outras línguas: as línguas germânicas e a língua árabe. 

4. Alguns aspetos da emergência das futuras fronteiras linguísticas das línguas românicas. A língua portuguesa no contexto linguístico da Península Ibérica.

 Syllabus

1. General concepts: Indo-European. Classical Latin, Vulgar Latin; romance languages. 

1.1. Synchrony and diachrony - some notions of historical grammar and the study of language change. 

1.2. Language substrata, and adstrata and superstrata. Bilingualism and language contact in Late Antiquity. 

2 The Vulgar Latin: sources and main features (phonetic levels, morphological, semantic, syntactic and lexical). 

2.1. The discourse of grammarians on Latin language in Late Antiquity. 

3. Political and social factors of linguistic change: a) Romanization, particularly in the Iberian Peninsula; b) Christianity; c) contact withother languages: Germanic and Arabic.

4.  The emergence of the linguistic boundaries of the Romance languages. The Portuguese language in the linguistic context of the Iberian Peninsula.

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas articulam a exposição teórica com o debate de tópicos, temas e discussão de documentos, que são indicados de uma aula para a outra. Pretende-se com esta metodologia envolver os alunos na sua aprendizagem, permitindo-lhes que construam um percurso autónomo de leitura das obras indicadas na bibliografia, diretamente relacionado com outros documentos sobre os tópicos programáticos. O debate e a reflexão são muito importantes na metodologia de ensino, uma vez que são geradores de interesse e motivação dos alunos. Tem sido utilizada de forma muito positiva a plataforma Moodle (e-learning), permitindo uma fácil interação entre docente e alunos, bem como uma ágil partilha de documentos, informações e tarefas. 

A avaliação é feita de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Avaliação, em vigor na FLUL, e incluirá os seguintes elementos de avaliação: avaliação contínua nas aulas (20%), uma prova de avaliação escrita (40%) e um trabalho escrito (40%).

 

Teaching methodologies (including evaluation)

Classes articulate the theoretical explanation with the discussion of topics, themes and documents, which are indicated in a previous session. The aim of this methodology is to involve students in their own learning, enabling them, with some autonomy, to build a reading path of items listed in the bibliography. Debate and critical thinking are very important for the teaching methodology of this subject, since they generate interest and motivation on the students. The Moodle (e-learning) platform has been used very positively, allowing easy interaction between teacher and students, fast sharing of documents, information and tasks.

Furthermore, the assessment is made in accordance with what is established by the General Assessment Regulation in FLUL, and includes: assessment in class (20%), one written examination (40%), and one essay (40%).

 

Bibliografia

Adams, J. N. (2003). Bilingualism and the Latin Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Banniard, M. (2005). Du latin aux langues romanes. Paris: Armand Colin. 

Barbato, M. (2017). Le lingue romanze. Profilo storico-comparativo. Bari-Roma: E. Laterza.

Herman, J. (2000)Vulgar Latin. Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press. 

Gresti, P. (2016). Introduzione alla linguística romanza. Bologna: Pàtron Editore.

Lazzeroni, R. (2017). Linguistica Storica. Roma : Carocci Editore e Aulamagna.

Lo Monaco, F., Molinelli, P. (2007). L’ « Appendix Probi » nuove ricerche. Firenze : Sismel.

Molinelli, P., Guerini, F. (2013). Plurilinguismo e Diglossia nella Tarda Antichità e nel Medio evo. Firenze : Sismel. 

Väänänen, V. (1953). Introduction au latin vulgaire. Paris: Klincksieck.

Williams, E. (1994). Do Latim ao PortuguêsRio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

 

Other references will be available in Moodle.