Sumários

Do manuscrito ao impresso

1 Março 2016, 12:00 Ernesto José Rodrigues

Do texto manuscrito ao impresso. 

Iluminura ou apelo visual.
Definição de livro (1536).
Anatomia do objecto livro.


Not Taught.

25 Fevereiro 2016, 12:00 Ernesto José Rodrigues

Devido à Jornada Conhecer a FLUL, e com autorização superior, não houve aula.


Tipologia dos media

23 Fevereiro 2016, 12:00 Ernesto José Rodrigues

Tipos de media: impressos, visuais e audiovisuais, sonoros, electrónicos ou digitais.

Breve história dos medias.


Nota: informou-se que a Jornada Conhecer a FLUL justificava falta à aula de 25.


Informar, comunicar

18 Fevereiro 2016, 12:00 Ernesto José Rodrigues

Informação e comunicação: definições.

Níveis ou redes de comunicação (pirâmide comunicacional).
Quatro modelos de comunicação.
Condições exigíveis em comunicação.


Plano de aulas e avaliação

16 Fevereiro 2016, 12:00 Ernesto José Rodrigues

Considerações gerais sobre o programa, com remissão para www.culturaport.blogs.sapo.pt

Apresentação do plano de aulas, aqui explicitado:
 
a) Apresentação. Programa: explicitação do título. Objecto e método. b) Elementos de avaliação. c) Bibliografia.

Informar e comunicar. Níveis do processo de comunicação. Modelos de comunicação.

Breve história dos media. Objectivos, necessidades, usos de comunicação. Tecnologias.

Impressos. Visuais e audiovisuais. Sonoros. Electrónicos.

Particularizações. O livro e suas linguagens. Autógrafos e dedicatórias.

Imprensa periódica. Modelos nos séculos XVII e XVIII.

Relações entre literatura e jornalismo.

A invenção do folhetim.

O percurso da crónica.

Trânsitos discursivos: banda desenhada, folhetim radiofónico e telenovela.

Trânsitos discursivos: do jornal / revista ao livro, ao cinema e à ópera, à internet, e vice-versa.

Livros de estilo.

Outros géneros mediáticos impressos.

Pintura, fotografia, filme, cinema, rádio, televisão.

Actualizações sonoras. Um ouvido sobre caixas de música, fonógrafos e gramofones.

Os novos media.

Poder e interdependência: do individual ao convergente; liberdade e controlo.

Media de massas e indústria cultural.

Funções e características da linguagem dos media de massas.

Opinião pública e publicada. Publicidade.

Código deontológico.


Da avaliação: dois testes (45+45 por cento) e avaliação contínua (10 por cento). Pode acrescer trabalho preparado em casa, se apresentado em aula (testes = 50 por cento; trabalho = 40 por cento; avaliação contínua = 10 por cento).

Datas dos testes: 29 de Março (em vez de 17 de Março, primeira proposta) e 19 de Maio.