Unidade Curricular | Course Unit

Linguagem dos Media / Language of the Media

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LAC2.11612

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

1

 

Semestre | Semester

2

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ernesto José Rodrigues

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português / Portuguese

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1.Informar e comunicar. Níveis do processo de comunicação. Modelos de comunicação. A pirâmide da comunicação. Quatro modelos de comunicação.

2. Breve história dos media. Objectivos, necessidades, usos de comunicação. Tecnologias.

3. Impressos. Visuais e audiovisuais. Sonoros. Electrónicos.

4. Particularizações. O livro e suas linguagens. Autógrafos e dedicatórias.

5. Imprensa periódica. Modelos nos séculos XVII e XVIII.

6. Relações entre literatura e jornalismo.

7. O percurso da crónica.

8. A invenção do folhetim.

9. Trânsitos discursivos: banda desenhada, folhetim radiofónico e telenovela.

10. Trânsitos discursivos: do jornal / revista ao livro, ao cinema e à ópera, à internet, e vice-versa.

11. Livros de estilo.

12. Outros géneros mediáticos impressos.

13. Pintura, fotografia, filme, cinema, rádio, televisão.

14. Actualizações sonoras. Um ouvido sobre caixas de música, fonógrafos e gramofones.

15. Os novos media.

16. Poder e interdependência: do individual ao convergente; liberdade e controlo.

17. Media de massas e indústria cultural.

18. Opinião pública.

19. Publicidade.

20. Código deontológico.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

O ensino baseia-se em aulas teóricas e práticas e em trabalho de pesquisa autónoma e temática em livros de referência. A avaliação consiste num teste final e num trabalho de grupo constituído por 2 ou 3 alunos. Na impossibilidade deste, serão feitos dois testes. A avaliação assenta na participação (10%), trabalhos em aula (50%; ou 45+45%) e em casa (40%).

 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

MANOVICH, Lev, The Language of New Media, Cambridge, Massachusetts, London, The MIT Press, 2001. [= www.manovich.net/LNM/Manovich] ISBN-10: 0-262-13374-1; ISBN-13: 978-0-262-13374-6

MCQUAIL, Denis, Teoria da Comunicação de Massas, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2003. ISBN: 972-31-1021-0

RODRIGUES, Adriano Duarte, O Campo dos Media. Discursividade, Narratividade, Máquinas, 2ª ed., Lisboa, Vega, s. d. ISBN: 972-699-017-3

RODRIGUES, Ernesto, Mágico Folhetim. Literatura e Jornalismo em Portugal, Lisboa, Editorial Notícias, 1998. ISBN: 972-46-0954-5