Unidade Curricular | Course Unit
Linguagem dos Media / Language of the Media |
Código da Unidade Curricular | Course ID
LAC2.11612 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
1 |
Semestre | Semester
2 |
Docente(s) | Instructor(s)
Ernesto José Rodrigues |
Língua de ensino | Language of instruction
Português / Portuguese |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
1.Informar e comunicar. Níveis do processo de comunicação. Modelos de comunicação. A pirâmide da comunicação. Quatro modelos de comunicação. 2. Breve história dos media. Objectivos, necessidades, usos de comunicação. Tecnologias. 3. Impressos. Visuais e audiovisuais. Sonoros. Electrónicos. 4. Particularizações. O livro e suas linguagens. Autógrafos e dedicatórias. 5. Imprensa periódica. Modelos nos séculos XVII e XVIII. 6. Relações entre literatura e jornalismo. 7. O percurso da crónica. 8. A invenção do folhetim. 9. Trânsitos discursivos: banda desenhada, folhetim radiofónico e telenovela. 10. Trânsitos discursivos: do jornal / revista ao livro, ao cinema e à ópera, à internet, e vice-versa. 11. Livros de estilo. 12. Outros géneros mediáticos impressos. 13. Pintura, fotografia, filme, cinema, rádio, televisão. 14. Actualizações sonoras. Um ouvido sobre caixas de música, fonógrafos e gramofones. 15. Os novos media. 16. Poder e interdependência: do individual ao convergente; liberdade e controlo. 17. Media de massas e indústria cultural. 18. Opinião pública. 19. Publicidade. 20. Código deontológico. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
O ensino baseia-se em aulas teóricas e práticas e em trabalho de pesquisa autónoma e temática em livros de referência. A avaliação consiste num teste final e num trabalho de grupo constituído por 2 ou 3 alunos. Na impossibilidade deste, serão feitos dois testes. A avaliação assenta na participação (10%), trabalhos em aula (50%; ou 45+45%) e em casa (40%).
|
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
MANOVICH, Lev, The Language of New Media, Cambridge, Massachusetts, London, The MIT Press, 2001. [= www.manovich.net/LNM/Manovich] ISBN-10: 0-262-13374-1; ISBN-13: 978-0-262-13374-6 MCQUAIL, Denis, Teoria da Comunicação de Massas, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 2003. ISBN: 972-31-1021-0 RODRIGUES, Adriano Duarte, O Campo dos Media. Discursividade, Narratividade, Máquinas, 2ª ed., Lisboa, Vega, s. d. ISBN: 972-699-017-3 RODRIGUES, Ernesto, Mágico Folhetim. Literatura e Jornalismo em Portugal, Lisboa, Editorial Notícias, 1998. ISBN: 972-46-0954-5 |