O objetivo geral da UC é fornecer conhecimentos sobre as principais questões teóricas que têm vindo a nortear a construção da literatura moçambicana enquanto corpus de obras, bem como conhecimentos situados de textos literários considerados exemplificativos deste corpus. Assim, o método de ensino prevê a exposição de textos teóricos e a sua articulação com textos literários, através da leitura, análise e discussão individual e coletiva de modo a estimular uma apropriação autónoma dos conteúdos
1. Imprensa periódica e o surgimento da literatura.
2. Literatura e nacionalidade: periodizações e classificações
3. A emergência do tema do Oceano Índico na poesia moçambicana
4. O Índico na ficção: João Paulo Borges Coelho
A avaliação é feita de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Avaliação, em vigor na FLUL, e incluirá os seguintes elementos de avaliação: avaliação contínua nas aulas (20%), um teste de avaliação escrito e presencial (40%) e uma apresentação oral (40%).
A avaliação contínua nas aulas tomará em consideração a pertinência das intervenções, perguntas e comentários.
Os critérios de avaliação dos testes escritos e orais terão em conta a correção da forma, a pertinência do conteúdo, a clareza expositiva, a originalidade e o espírito críticoChabal, Patrick. Vozes Moçambicanas. Lisboa: Vega. 1994
Leite, Ana Mafalda et al. (orgs). Nação e Narrativa Pós-Colonial I. Lisboa: Colibri, 2012.
Leite, Ana Mafalda et al. (orgs.) Nação e Narrativa Pós-Colonial II. Lisboa: Colibri
Leite, Ana Mafalda, Brugioni, Elena, Falconi, Jessica (orgs) Estudos sobre o Oceano Índico. Antologia de textos teóricos. Lisboa: Colibri, 2018
Matusse, Gilberto. A Construção da Imagem da Moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa. Maputo: Imprensa Universitária, 1998,
Ribeiro, M. C. e Meneses, MP (orgs.) Moçambique das Palavras Escritas. Porto: Afrontamento:2008.
Outros elementos bibliográficos serão indicados ao longo das aulas