Sumários

Sessão de esclarecimento sobre os Estágios Curriculares 1º Ciclo (Licenciatura)/Continuação da explanação do enquadramento conceptual do pós-humanismo crítico

1 Outubro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Sessão de esclarecimento sobre os Estágios Curriculares 1º Ciclo (Licenciatura), levada a cabo pela Professora Doutora Marta Pacheco Pinto e pela Professora Doutora Ângela Fernandes. Continuação da explanação do enquadramento conceptual do pós-humanismo crítico.



Reflexões preliminares sobre o pós-humanismo crítico. O Pós-Humano. Que futuro? Debate colectivo a partir da referência a dois textos ensaísticos seminais (I. Hassan e D. Haraway)

26 Setembro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Reflexões preliminares sobre o pós-humanismo crítico. O Pós-Humano. Que futuro? Debate colectivo em torno da nova condição do humano num mundo hipertecnológico, resultado dos avanços nas áreas da cibernética, da robótica, da inteligência artificial ou das neurociências, aliados ao aparecimento de novas tecnologias digitais e reprodutivas. E reflexão sobre a área disciplinar dos estudos pós-humanistas: a emergência de um campo de estudos tão vasto como o do Pós-humanismo, onde essa nova condição pós-humana é estudada a partir de diferentes áreas disciplinares, como a filosofia, a literatura e as artes, a sociologia, as ciências da comunicação, a ética ou o direito. Explicitação conceptual: pós-humanismo, pós-humano, pós-humanista e transumanista. Chamada de atenção para o carácter seminal do trabalho ensaístico de Ihab Hassan - pioneiro na utilização do termo “pós-humanismo”, no seu ensaio de 1977, “Prometheus as Performer: Towards a posthumanist culture?”, a propósito da possibilidade de haver uma mudança radical no humano. Referência, ainda, para o pioneirismo do trabalho de Donna Haraway, particularmente do seu influente “A Cyborg Manifesto: Science, Technology and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century” (1985), nele forjando o enquadramento conceptual para a noção de “pós-humano” através da metáfora do “ciborgue”, esse humano-máquina, simultaneamente repressivo e libertador.


Realização Prático de Diagnóstico

24 Setembro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Questões metodológicas e realização de exercício prático (Moodle) de diagnóstico. Exercício prático I: exercício colectivo sobre algumas das principais categorias relacionadas com o prisma teórico do pós-humanismo crítico (biopoder, antropoceno, especismo, etc.).


Explicitação da calendarização pormenorizada da UC e apresentação das funcionalidades do Moodle.

19 Setembro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Explicitação da calendarização pormenorizada da UC e apresentação das funcionalidades do Moodle, com particular destaque para o Glossário da disciplina. O glossário permitir-nos-á criar e manter uma lista de termos e definições semelhante a um dicionário. A opção de hiperligações ao glossário encontra-se activada, o que significa que, sempre que os termos surgirem em palavras e/ou frases nos conteúdos da disciplina, serão automaticamente convertidos em hiperligações ao respectivo termo e descrição no glossário. O glossário da cadeira de Leituras Orientadas será útil para criar uma base colaborativa de palavras-chave, constituindo um recurso de consulta de um conjunto de conceitos a serem revistos e lembrados.



Apresentação dos conteúdos programáticos e Explicitação da Avaliação e Lista bibliográfica essencial

17 Setembro 2024, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação dos conteúdos programáticos. Os alunos explorarão um conjunto de problemas e questões (prisma teórico: pós-humanismo crítico – Artes e Culturas Pós-Humanistas), a partir de um corpus comum de textos literários, filosóficos e críticos. Ao longo de todo o semestre, as competências metodológicas dos alunos serão desenvolvidas através de alguns exercícios práticos. No final do semestre os alunos deverão estar em condições de apresentar um projecto estruturado (plano de ensaio), contemplando uma bibliografia final, que será aperfeiçoado e aprofundado no 2º Semestre na Unidade Curricular “Seminário” (a versão escrita do ensaio final terá apenas lugar no 2º Semestre no Seminário). A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. Avaliação: A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos: Teste escrito: 40%; Apresentação oral: 35%; Recensão: 20%; Qualidade da participação e envolvimento nas aulas: 5%.