Continuação do estudo da obra "O Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa

30 Outubro 2019, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da obra O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa (B.Soares). Análise dos seguintes trechos: trecho 12, trecho 23, trecho 114 e trecho 149. Caracterização temática (o cansaço e a sonolência/inutilidade das sensações/ambiência crepuscular – repetição da solidão do Eu) e a questão do sujeito (as noções de intervalo e da subjectividade cindida: “quase-eu”); o Livro: a noção de obra; livro impossível/livro que não existiu; a questão da autobiografia (“impressões sem nexo e sem factos”); hibridismo genológico; a experiência da leitura do L. do D. –  plenitude de leituras; o topos do labirinto e a imagem do puzzle; magma móvel, impreciso e instável de textos; “textos à solta”; a questão da edição (breve excurso sobre os diferentes tipos de edição – a edição “princeps”, a edição crítica, a edição “ne varietur”, etc.); caracterização da obra: anti-livro/livro-sonho que desafia os códigos literários; obra sem forma final, em permanente gestação; a questão da subjectividade: a cisão do eu (“não sei se existo”/”às vezes não me reconheço”); a questão individual (sujeito) colocada em pauta com um desencanto epocal (a ausência de Deus); a indagação individual em confronto com o contexto histórico-social; diversidade temática da obra; a importância do topos do sonho. Leitura do texto "Da impossibilidade deste retrato", de José Saramago (quantos rostos, quantas máscaras tem Fernando Pessoa? Haverá uma representação fiel do poeta?).