Sumários

Enquadramento conceptual: pós-humanismo (Braidotti)

23 Outubro 2020, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Introdução ao estudo do ensaio "Post-Anthropocentrism: Life beyond the Species", in: Posthuman (2013), de Rosi Braidotti. A viragem pós-antropocêntrica preconizada por Braidotti, afastando-se das relações hierárquicas que privilegiaram o Homem: as alternativas criativas e desterritorializações que espelham alteridades policêntricas.


O paradigma pós-humanista: novas representações de subjectividade vs. o paradigma humanista

22 Outubro 2020, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Recapitulação dos principais aspectos operantes no seio do paradigma pós-humanista. Visualização de alguns trechos de narrativas audiovisuais que espelham e convocam a reflexão pós-humanista: "Ghost in the Shell" (2017), dir. Rupert Sanders; "Splice" (2009), dir. Vincenzo Natali; "Ex Machina" (2015), dir. Alex Garland. Sistematização dos principais pontos filosóficos da obra "De Hominis Dignitate" (1486), de Pico della Mirandola: o pensamento antropocêntrico e os traços identificativos do Renascimento, tais como o desenvolvimento da individualidade, a descoberta de novas ideias sobre o homem e o mundo, a amplificação do horizonte geográfico, histórico e experimental, a confiança na possibilidade do conhecimento e a exaltação mística e metafísica do homem criador.


Pós-Humanismo: enquadramento conceptual

16 Outubro 2020, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo do ensaio: Ângela Fernandes (2007), “Teorias pós‑humanas e estudos literários”, in: Horácio Peixoto de Araújo/Luísa Leal de Faria/ (eds.), Tecnologia e Sociedade: Tecnologia Humano e Pós-Humano, Lisboa, UCP, pp. 85-94. Articulação com o conceito de "making kin" de Donna Haraway. Cf. D. Haraway (2016), Staying with the Trouble, Durham, Duke University Press. Articulação do conceito com Frankenstein, de Mary Shelley. O paradigma humanista vs. o paradigma pós-humanista. Início de um breve estudo do manifesto renascentista "De Hominis Dignitate" (1486), de Pico della Mirandola: a harmonia entre ratio philosophica e uma ratio theologica; o pensamento antropocêntrico. Breve menção ao mito do Protágoras de Platão.


Pós-humanismo: enquadramento conceptual

16 Outubro 2020, 08:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo do ensaio: Ângela Fernandes (2007), “Teorias pós‑humanas e estudos literários”, in: Horácio Peixoto de Araújo/Luísa Leal de Faria/ (eds.), Tecnologia e Sociedade: Tecnologia Humano e Pós-Humano, Lisboa, UCP, pp. 85-94. Articulação com o conceito de "making kin" de Donna Haraway. Cf. D. Haraway (2016), Staying with the Trouble, Durham, Duke University Press. Articulação do conceito com Frankenstein, de Mary Shelley. O paradigma humanista vs. o paradigma pós-humanista. Início de um breve estudo do manifesto renascentista "De Hominis Dignitate" (1486), de Pico della Mirandola: a harmonia entre ratio philosophica e uma ratio theologica; o pensamento antropocêntrico. Breve menção ao mito do Protágoras de Platão.


Questões teóricas: enquadramento conceptual do Pós-Humanismo (continuação)

15 Outubro 2020, 09:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação da análise do texto: Ângela Fernandes (2007), “Teorias pós‑humanas e estudos literários”, in: Horácio Peixoto de Araújo/Luísa Leal de Faria/ (eds.), Tecnologia e Sociedade: Tecnologia Humano e Pós-Humano, Lisboa, UCP, pp. 85-94. A ficção distópica e a reflexão sobre os limites éticos da tecnociência: Margaret Atwood e o conceito de "Ustopia". Enunciação e breve comentário a três obras literárias em que se verifica a presença plural do questionamento antropológico no âmbito da ficção literária: Frankenstein, or the Modern Prometheus (1818), de Mary Shelley; The Island of Dr. Moreau (1896), de H.G. Wells; Brave New World (1932), de Aldous Huxley. Comentário e análise a algumas passagens da obra: "Frankenstein" (1818), de Mary Shelley.