I. Lógica Aristotélica - 2

11 Outubro 2021, 14:00 António José Teiga Zilhão

3. A Teoria do Silogismo 

3.1. A inferência silogística

Definições e regras de formação; figuras e modos dos silogismos; regras de inferência silogística; silogismos válidos e silogismos inválidos; silogismos válidos úteis e silogismos válidos redundantes; silogismos simples e silogismos complexos.

3.2. Métodos de validação silogística 

Distinção entre os modos da Iª figura, tomados como axiomaticamente válidos, e os modos das outras figuras, tomados como teoremas. Derivação destes últimos dos modos da Iª figura usando a teoria da conversão e o método da reductio ad impossibile como regras de inferência. Codificação desta estrutura dedutiva na nomenclatura dos modos dos silogismos introduzida pelos lógicos medievais.

3.3. Sistematização da arquitectura dedutiva da Lógica Aristotélica por Leibniz:

Os 4 modos não redundantes da Iª figura tomados como axiomas; derivação dos modos válidos da IIª e da IIIª figuras dos modos válidos da Iª figura por reductio ad impossibile, i.e., usando apenas o princípio da não contradição como regra extra de inferência; derivação das regras da teoria da conversão de modos da IIª e da IIIª figuras tomando a "lei da identidade" (i.e., 'Todo a A é A') como regra extra de inferência; derivação dos modos válidos da IVª figura de modos das outras figuras e das regras da teoria da conversão.