Sumários

Condicionais

26 Setembro 2017, 18:00 Ricardo Santos

A maneira-padrão de expressar a condicional na linguagem natural (em particular, na língua portuguesa), por meio da construção ‘Se A então B’. Representação formal. Antecedente e consequente. Variantes: ‘B, se A’, ‘quando A, B’, ‘B, desde que A’, ‘A só se B’, etc. Condições suficientes e condições necessárias. Análise da construção ‘A, a não ser que B’. Exercícios de formalização.


Tabelas de verdade (continuação)

26 Setembro 2017, 10:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Tautologias, contradições e proposições contingentes.Tabelas de verdade de expressões com uma, duas e três varáveis proposicionais.Regra de cálculo do número de filas de uma tabela.


A disjunção. Exercícios de formalização.

25 Setembro 2017, 18:00 Ricardo Santos

O funcionamento da disjunção na linguagem natural (em particular, na língua portuguesa). Maneiras de expressar a disjunção. Para que uma disjunção seja verdadeira, pelo menos uma das proposições que a compõem tem de ser verdadeira. A representação da conjunção na linguagem formal da Lógica Proposicional. Disjunção inclusiva e exclusiva. Exercícios de formalização.


Tabelas de verdade

25 Setembro 2017, 10:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Construção de tabelas de verdade com duas variáveis proposicionais. Tautologias. Paradoxos da implicação material. Implicação material e implicação lógica. Equivalência material e equivalência lógica.


Introdução à linguagem formal da Lógica Proposicional: a negação e a conjunção.

21 Setembro 2017, 18:00 Ricardo Santos

O funcionamento da negação na linguagem natural (em particular, na língua portuguesa). Maneiras de formar a negação. A oposição fundamental entre uma proposição e a sua negação: não podem ser ambas verdadeiras, mas uma delas tem de ser verdadeira (não podem ser ambas falsas). A representação da negação na linguagem formal da Lógica Proposicional.

O funcionamento da conjunção na linguagem natural (em particular, na língua portuguesa). Maneiras de expressar a conjunção. Para que uma conjunção seja verdadeira, as proposições que a compõem têm de ser ambas verdadeiras. A representação da conjunção na linguagem formal da Lógica Proposicional.