6.2.1.1. Unidade curricular:
(100 caracteres, incluindo espaços)
Lógica
6.2.1.2. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome
completo):
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Maria Adriana Sequeira da Silva Graça – 60 TP + 20 O
6.2.1.3. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular:
(1000 caracteres, incluindo espaços)
N/A
6.2.1.4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Pretende-se que os alunos adquiram uma competência razoável no domínio das técnicas básicas da
Lógica Contemporânea.
6.2.1.4. Learning outcomes of the curricular unit:
(1000 caracteres, incluindo espaços)
The fundamental outcome is for the students to acquire a reasonable competence dealing with the
basic technics of Contemporary Logic.
6.2.1.5. Conteúdos programáticos:
(1000 caracteres, incluindo espaços)
I. Introdução
O objecto da Lógica. Distinção entre verdade e validade. Distinção entre frase e proposição.
Argumentos.
II. Cálculo Proposicional
Frases atómicas e moleculares. Funções de verdade. Tabelas de verdade. Tautologias, contradições e
proposições contingentes. Paradoxos da implicação material. Regras para a dedução natural. Formas
argumentativas dedutivamente válidas. Regras de equivalência para o Cálculo. Redução ao Absurdo e
Demonstração Condicional. Árvores Semânticas.
III. Cálculo de Predicados de Primeira Ordem
A Sintaxe e a Semântica do Cálculo. Objectos e predicados. Os quantificadores. Validade no Cálculo.
Regras primitivas e derivadas. Restrições às regras. Invalidade: expansões e interpretações de fórmulas
num domínio de objectos. Redução ao Absurdo e Demonstração Condicional. Árvores Semânticas.
Relação do Calculo com a Lógica Aristotélica. Os quatro tipos de proposições. Quadrado da oposição.
Teoria da Conversão. Teoria do Silogismo.
6.2.1.5. Syllabus:
(1000 caracteres, incluindo espaços)
I. Introduction
The subject of Logic. Distinction between truth and validity. Distinction between sentence and
proposition. Arguments.
II. Propositional Calculus
Atomic and molecular sentences. Truth functions. Tautologies, contradictions and contingent propositions. Paradoxes of material implication. Rules for natural deduction. Deductively valid argumentative forms. Equivalence rules for the Calculus. Indirect and Conditional proofs. Semantic Trees.
III. First Order Predicate Calculus
The syntax and the semantics of the Calculus. Objects and predicates. The quantifiers. Primitive and
derivate rules of inference. Restrictions to the rules. Invalidity: interpretation and expansion of formulas
on a domain of objects. . Indirect and Conditional proofs. Semantic Trees. Relation of the Calculus with
Aristotelian Logic. The four propositional types. Square of Opposition. Theory of Conversion. Theory of
Syllogism.
6.2.1.6. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem
da unidade curricular.
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Os conteúdos correspondem a um curso básico de Lógica Clássica, o qual deve ser leccionado em qualquer boa licenciatura em Filosofia. Unicamente através da aquisição destas competências os alunos estarão em condições de estudar lógicas alternativas bem como questões de Filosofia da Lógica, Lógica Filosófica e Metafísica.
6.2.1.6. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives.
(1000 caracteres, incluindo espaços)
The syllabus corresponds to a basic course in Classical Logic, which has to be part of a First Degree in Philosophy. Only through acquiring these skills the student will be able to study alternative logics as well as issues on the Philosophy of Logic, Philosophical Logic and Metaphysics.
6.2.1.7. Metodologias de ensino (avaliação incluída):
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Realização de diversos exercícios práticos nas aulas, após exposição teórica dos conteúdos. Avaliação: 2 testes de realização obrigatória.
6.2.1.7. Teaching methodologies (including evaluation):
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Accomplishing several practical exercises, after theoretical presentation of the material, in class. Assessment: 2 mandatory tests.
6.2.1.8. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem
da unidade curricular.
(3000 caracteres, incluindo espaços)
Decorre da natureza da disciplina que os processos acima têm que ser usados e são suficientes.
6.2.1.8. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning
outcomes.
(3000 caracteres, incluindo espaços)
It follows from the nature of the discipline that evaluation has to be as above described.
6.2.1.9. Bibliografia de consulta/existência obrigatória.
(1000 caracteres, incluindo espaços)
Kahane, H., Logic and Philosophy. Wadsworth, Belmont, 1990. Caderno de exercícios compilados pelo Prof. João Branquinho (1980).