Sumários

ver descrição

19 Fevereiro 2019, 16:00 Maria Paula Nina Morão

-- retorno à bibliografia geral, para sublinhar as leituras mais importantes.


-- António Nobre 

- Bibliografia – Obras (incluindo edições recomendadas), bibliografia passiva seleccionada.

- introdução e questões de edição do (1892 e 1898): circunstâncias de edição, materialidade das edições, exemplos de trabalho oficinal (manuscritos; impressos com emendas autógrafas); composição em tipografia de chumbo por tipógrafos franceses, suas consequências na revisão de provas, manifestando o trabalho poético; algumas questões biográficas relevantes para a leitura de (o dandismo; o Seixo /Alto Douro e Paris); 

- recomendação do site O espólio de António Nobre, Biblioteca Municipal do Porto, especificando as suas secções mais relevantes.


ver descrição

14 Fevereiro 2019, 16:00 Maria Paula Nina Morão

Eugénio de Castro (antologia):

1 Oaristos, XI:

- motivos deste poema na pintura coetânea (mitos clássicos – Édipo e a Esfinge, Quimera, etc.; orientalismo – a beleza feminina paradigmática do inatingível; a “messe que enlourece”). Obras de Ingres, Gustave Moreau, Klimt, Jean François Millet, Van Gogh, Silva Porto, Carlos Reis.  

- análise do poema: versificação, rima, estrofação e tipo de verso de acordo com os princípios poemáticos definidos nos prefácios de E.Castro; composição do tema e dos motivos.


ver descrição

12 Fevereiro 2019, 16:00 Maria Paula Nina Morão

Eugénio de Castro (antologia):

 Oaristos – 

- V “A lilial Virgem Maria” – rondel: composição, modelos, motivos. 

- IX – análise do poema: versificação, métrica e rima, em função do programa definido nos prefácios de Eugénio de Castro; temas e motivos, modos poemáticos da sua construção.

 

- trabalhos de casa (facultativo):

- exercício de versificação

- ficha de leitura de texto da bibliografia (verbetes Biblos)


ver descrição

7 Fevereiro 2019, 16:00 Maria Paula Nina Morão

Eugénio de Castro (antologia):

-- Oaristos, I – análise detalhada do poema. Referência a modelos literários: Charles Baudelaire, Les fleurs du mal (1857); Oscar Wilde, Huysmans e outros.

-- relações com pintura coetânea com os mesmos motivos: J.D. Ingres, Fernand Khnopff.  


ver descrição

5 Fevereiro 2019, 16:00 Maria Paula Nina Morão

Eugénio de Castro (antologia):

-- prefácios programáticos - 2ªed. Oaristos, Horas.

- Oaristos, I – questões de poética, de acordo com os princípios programáticos dos prefácios analisados; elementos temáticos e de estrutura do poema (rimas, tipos de verso, estrofação; estrutura de composição; temática amorosa – o par mítico ‘sol’ – ‘lua’, e (em espelho) eu – tu ‘Flor’.