Sumários
Racialidades e Comunidade II
12 Março 2025, 17:00 • Luca Fazzini
A aula foi dedicada à análise das construções raciais no contexto pós-colonial, com ênfase nas articulações entre raça, memória e comunidade, através da leitura e da discussão do texto "O poço dos fantasmas”, uns dos ensaios mais contundentes (e mais discutidos) de Crítica da razão negra, de Achille Mbembe. O texto foi apresentado pelos alunos Alexandre Skapinakis, Paula Costa e Vagner Soares da Cruz.
Racialidades e comunidade I
10 Março 2025, 17:00 • Luca Fazzini
A aula foi dedicada à análise das construções raciais no contexto pós-colonial, com ênfase nas articulações entre raça, memória e comunidade, através da leitura e da discussão do texto "O poço dos fantasmas”, uns dos ensaios mais contundentes (e mais discutidos) de Crítica da razão negra, de Achille Mbembe.
Introdução IV. Reflexões em torno de um conceito.
26 Fevereiro 2025, 17:00 • Luca Fazzini
Com esta aula, encerrou-se o trabalho de
reflexão introdutória ao conceito de pós-colonial. Os alunos Benedetta Petrucci
e Luca Ghiglione apresentaram o ensaio "Analítica da colonialidade e da
decolonialidade: algumas dimensões básicas”, de Nelson Maldonado-Torres.
Introdução III. Reflexões em torno de um conceito.
24 Fevereiro 2025, 17:00 • Luca Fazzini
Nesta aula introdutória, abordamos finalmente uma possível periodização dos Estudos Pós-coloniais, nas diferentes margens do Atlântico: em África, com a centralidade do romance, na Europa e nas Américas, onde foram, de facto, desenvolvidos tais estudos, por grupos de intelectuais frequentemente provenientes do "sul global".
Introdução. Reflexões em torno de um conceito.
19 Fevereiro 2025, 17:00 • Luca Fazzini
Nesta aula, os alunos foram introduzidos
aos fundamentos teóricos e históricos do conceito de 'pós-colonial'. Foram
discutidas as abordagens de Stuart Hall, Achille Mbembe e Nelson
Maldonado-Torres, com destaque para a problematização das temporalidades e da
persistência da colonialidade no pensamento contemporâneo. A sessão contou
ainda com referências críticas às leituras de Ana Mafalda Leite, Inocência Mata
e Margarida Calafate Ribeiro, visando estabelecer um quadro introdutório das
literaturas pós-coloniais.