LITERATURAS PÓS-COLONIAIS COMPARADAS

Código da Unidade Curricular | Course ID: 96883


Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Esta UC visa introduzir os alunos na problemática das teorias pós-coloniais, sua génese, disseminação, questionando as perspectivas eurocêntricas, em comparação com as perspectivas que vêm dos ex-impérios, e desvelando o consequente backlash deste campo de estudos ao mesmo tempo que se questionam  os vários prismas e elementos que configuram a estética pós-colonial. Posteriormente será feita uma abordagem de natureza mais prática, com o estudo comparado de quatro romances.

O curso será organizado em dois módulos: 1) no primeiro serão apresentadas e discutidas, de forma breve, questões teóricas sobre literatura comparada, abordando as vantagens e meandros do comparatismo e introduzindo a categoria literatura-mundo (David Damrosh, Helena Buescu), assim como serão abordadas questões sobre as teorias pós-coloniais (Fernandez Retamar, Luís Kandjimbo, Boaventura de Sousa Santos, Ella Shohat, Stuart Hall, Walter Mignolo, Gayatri Spivak…) – começando pela dimensão eurocêntrica das metáforas fundadoras (Caliban/Próspero, Crusoe/Sexta-Feira), para se chegar ao estado actual dos estudos pós-coloniais; 2) o segundo módulo será dedicado ao estudo de quatro romances, segundo perspectivas pos-coloniais: O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, e Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djamilia de Almeida – deslocamentos, exílio e diáspora: a narrativa como descentramento da temporalidade identitária; As Alegrias da Maternidade, de Buchi Emecheta, e Balada de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane – questões de género e premissas culturais: o género como categoria de análise pós-colonial.

 

 

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Por se tratar de uma UC da Licenciatura, as aulas serão teórico-práticas e  tenderão a ser expositivas, mas de forma a incentivar o debate. Isto é, exigir-se-á participação contínua dos alunos nas aulas: haverá um calendário dos textos indicados como leitura obrigatória que serão discutidos nas aulas para o que cada aluno terá de preparar uma intervenção individual para apresentação de 10-15 minutos. Esse exercício, de iniciação científica, destina-se ao desenvolvimento da capacidade de investigação e (contra)argumentação.

Neste contexto, a avaliação será feita de forma contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Faculdade de Letras da ULisboa e far-se-á com base nos seguintes elementos:

1. Participação contínua nas aulas (oral) e trabalhos baseados nos conteúdos de cada um dos módulos – 40%;

2. Uma prova escrita (em data a acordar) – 60%.

  

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

AFF (African Feminist Forum/Fórum Feminista Africano), A Carta dos Princípios Feministas para as Feministas Africanas (2006). Trad. Sizaltina Cutaia, Âurea Mouzinho e Florita Telo.

Alós,  Anselmo Peres, “A literatura comparada neste início de milênio: Tendências e perspectivas”. In Ângulo 130 - Literatura Comparada v.I, jul./set., 2012, p. 07-12.

Ashcroft, Bill, Griffiths, Gareth, and Tiffin, Helen, The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-Colonial Literatures. London and New York: Routledge, 1989.

Buescu, Helena, “Worlding Literatures in Portuguese/ Mundializando as literaturas em português”. In 1616: Anuario de Literatura Comparada, 3 (2013), pp. 15-27.

Hall, Stuart, “Quando foi o pós-colonial?”. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

Kandjimbo,  Luís, “Caliban: o arquétipo da servidão”. In Apologia de Kalitangi. Ensaio e Crítica, Luanda: INALD, 1997.

Leite, Ana Mafalda, “Literaturas Africanas e Pós-Colonialismo”. Literaturas Africanas e Formulações Pós-Coloniais, Lisboa: Edições Colibri, 2003.

Mama, Amina, “Charting post-colonial subjectivities”. In Beyond the Masks: Race, Gender and Subjectivity. London: Routledge, 1995, pp. 159-166.

Mata, Inocência, “Localizar o “pós-colonial”. In Flávio Garcia e Inocência Mata, Pós-colonial e Pós-colonialismo: Propriedades e Apropriações de Sentido. Rio de Janeiro: Dialogarts/UERJ, 2016, pp. 32-50.

Mata, Inocência, “Estudos pós-coloniais: desconstruindo genealogias eurocêntricas”. In: Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 27-42, jan.-abr. 2014

Mignolo, Walter, “La Razón Postcolonial”. A Condição Pós-Colonial. In Gragoatá – Revista do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Niterói: n.º 1, 2º sem. 1996.

Narvaz, Martha Giudice e  Koller, Sílvia Helena, “Famílias e patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa”. In Psicologia & Sociedade, 18 (1), jan/abr. 2006, pp. 49-55.

Neto, Daiana Prereira, “Ariel ou Caliban: Qual é o símbolo da América Latina?”. In Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, Nov 2010-Abril 2011, Dossiê: Dilemas da Contemporaneidade, pp. 01-14.

 Sanches, Manuela Ribeiro, “Teorias itinerantes antes do pós-colonial. Lugares, tempos, afiliações”. In Elena Brugioni et ali, Itinerâncias Percursos e Representações da Pós-colonialidade. V.N. Famalicão: Edições Húmus, 2012, pp. 19-37.

Santos, Boaventura de Sousa, "Entre Próspero e Caliban: Colonialismo, Pós-Colonialismo e Inter-Identidade". In Novos Estudos, Novos Estudos, Cebrap, 66 nº 66, 2003, pp. 23-52.

Shohat, Ella, “Notes on the "Post-Colonial”. In Social Text, No. 31/32, Third World and Post-Colonial Issues, Duke University Press, 1992, pp. 99-113.

Oyewùmí, Oyèrónké. “Conceptualizing gender: the eurocentric foundations of feminist. Concepts and the challenge of African epistemologies”. In Codesria Gender Series, Dakar, v. 1, p. 1-8, 2004.