PROGRAMA

Este Programa procura promover o conhecimento aprofundado de um leque criterioso de obras maiores da Literatura Portuguesa posterior ao segundo modernismo, com o intuito de evidenciar problemas nucleares, tanto a nível estritamente nacional, quanto no contexto do cânone literário ocidental da contemporaneidade. O enquadramento histórico-literário será motivado pela leitura de textos específicos, de importância indiscutível na constituição desse panorama contem­porâneo no qual a literatura portuguesa actual ainda poderá inscrever-se, em função dos seguintes tópicos e autores:

1) Resistência e referencialidade em Carlos de Oliveira;

2) Onirismo, paródia e liberdade: o caso Cesariny;

3) Poéticas de 60: das imagens desenvoltas à reinvenção da leitura;

4) Memória literária e estilos tardios: Madame, de Maria Velho da Costa.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

Ana Hatherly e E. M. de Melo e Castro (eds.), PO.EX: Textos Teóricos e Documentos da Poesia Experimental Portuguesa, Lisboa, Moraes Editores, 1981.

Carlos de Oliveira, Obras, Lisboa, Caminho, 1992.

Herberto Helder, Poemas Completos, Porto, Porto Editora, 2014.

Maria Velho da Costa, Madame (1999), pref. Ricardo Pais, Lisboa, Cotovia, 2000.

Mário Cesariny, Poesia, Porto, Assírio & Alvim, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR*

António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen (org.), O Cânone, Lisboa, Tinta da China, 2020.

Eduardo Lourenço, O Canto do Signo: Existência e Literatura, Lisboa, Presença, 1994.

Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra (org.), Século de Ouro: Antologia Crítica da Poesia Portuguesa do Século XX, Braga/ Coimbra/ Lisboa, Angelus Novus/ Cotovia, 2002.

Revista Relâmpago, 1-40. Lisboa: Fund. Luís Miguel Nava, 1997-2018.

Rosa Maria Martelo, Em Parte Incerta: Estudos de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, Porto, Campo das Letras, 2004.

 * Para cada ponto do programa serão fornecidas referências específicas.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua, com três elementos de avaliação: participação nas aulas (10%) e dois testes escritos (45% + 45%).

Anexos