Sumários

Uma abelha na chuva

8 Fevereiro 2023, 15:30 Joana Matos Frias


Visionamento do filme Uma Abelha na Chuva, de Fernando Lopes, com vista a uma discussão em torno de alguns problemas colocados pela ficção de Carlos de Oliveira.

Carlos de Oliveira II

6 Fevereiro 2023, 15:30 Joana Matos Frias


Cotejo entre passagens doutrinárias do neo-realismo e secções do ensaio "Almanaque literário", de Carlos de Oliveira. A complexidade das relações entre boas intenções e boa literatura, com destaque para textos como "Arte poética", de Mário Dionísio, e o poema de abertura de Turismo, de Carlos de Oliveira.


Carlos de Oliveira I

1 Fevereiro 2023, 15:30 Joana Matos Frias


Comentário do texto "Chuva", de Carlos de Oliveira (O Aprendiz de Feiticeiro), com vista a uma evidenciação da singularidade da obra no âmbito do contexto neo-realista em que se desenvolveu: instabilidade genológica, auto-reflexividade e metalepse. 

Enquadramento II

30 Janeiro 2023, 15:30 Joana Matos Frias


Comentário de dois contos de Soeiro Pereira Gomes e Manuel da Fonseca, com vista a um entendimento dos princípios nucleares de uma perspectiva ortodoxa do neo-realismo português.

Chamada de atenção para o cenário histórico e histórico-literário europeu no final da década de 30: as ideologias políticas e artísticas em confronto.
Tentativa de sistematização das dualidades em cena no contexto literário português do final da década de 30, com especial destaque para o debate entre presencistas e neo-realistas: tema e expressão, substância e forma do conteúdo, utilidade e inutilidade da arte e da literatura, psicologismo e sociedade, indivíduo e colectividade, espaço interior e espaço exterior, ideologia e história. A importância decisiva do pensamento marxista e da ascensão dos fascismos na elaboração do programa neo-realista: a tematização da luta de classes, o problema das injustiças sócio-económicas e a resistência aos regimes ditatoriais.

Enquadramento I

25 Janeiro 2023, 15:30 Joana Matos Frias


Considerações gerais sobre o cânone da literatura portuguesa moderna e contemporânea, sobre sistemas nacionais e aspectos supra-nacionais. Enunciação de alguns princípios metodológicos fundamentais, a partir do comentário de passagens do ensaio de Jorge de Sena "Sobre a dualidade fundamental dos períodos literários", com vista a uma problematização crítica da complexidade do panorama literário português na passagem dos anos 30 para os anos 40 do século XX: os aspectos decisivos das periodizações aproximadas, a importância das relações internacionais, o dinamismo das tensões em cena.