Sumários

s/título

18 Novembro 2020, 12:30 Maria Fernanda Gil Pinheiro da Costa

Continuação da análise da estrutura de "O Homem da Areia " de ETA Hoffmann.
Baudelaire e "As Flores do Mal". Aspectos de transição e autocrítica romântica na sua pbra.


s/título

18 Novembro 2020, 11:00 Maria Fernanda Gil Pinheiro da Costa

Continuação da análise da estrutura de "O Homem da Areia " de ETA Hoffmann.
Baudelaire e "As Flores do Mal". Aspectos de transição e autocrítica romântica na sua pbra.


s/título

17 Novembro 2020, 09:30 Maria Fernanda Gil Pinheiro da Costa

Continuação da análise da estrutura de "O Homem da Areia " de ETA Hoffmann.
Baudelaire e "As Flores do Mal". Aspectos de transição e autocrítica romântica na sua pbra.


S/ título

11 Novembro 2020, 12:30 Maria Fernanda Gil Pinheiro da Costa

Heróis típicos do romantismo. Apresentação de alguns exemplos. O modelo de "Prometeu" e suas variantes.

·      Os temas românticos na poesia de Goethe: rebelião (“Prometeu”); inocência e culpa (Gretchen); Balada; o carácter divino do humano; o poeta como mensageiro e demiurgo.

·      A estrutura de “O Homem da Areia” (1815) e sua inclusão nos Contos Nocturnos de ETA Hoffmann. O apogeu do fantástico no romantismo; repercussões durante o século XIX de Offenbach a Freud; a caracterização do fantástico ameaçador (Unheimlich / uncanny) por Freud. Literatura intimista e subjectividade: diário e carta. O duplo e o autómato como temas do fantástico romântico.

Análise da parte epistolar de "O Homem da Areia" e da narrativa na 3ª pessoa.

Explicação sobre a composição da obra.



S/ título

11 Novembro 2020, 11:00 Maria Fernanda Gil Pinheiro da Costa

Heróis típicos do romantismo. Apresentação de alguns exemplos. O modelo de "Prometeu" e suas variantes.

·      Os temas românticos na poesia de Goethe: rebelião (“Prometeu”); inocência e culpa (Gretchen); Balada; o carácter divino do humano; o poeta como mensageiro e demiurgo.

·      A estrutura de “O Homem da Areia” (1815) e sua inclusão nos Contos Nocturnos de ETA Hoffmann. O apogeu do fantástico no romantismo; repercussões durante o século XIX de Offenbach a Freud; a caracterização do fantástico ameaçador (Unheimlich / uncanny) por Freud. Literatura intimista e subjectividade: diário e carta. O duplo e o autómato como temas do fantástico romântico.

Análise da parte epistolar de "O Homem da Areia" e da narrativa na 3ª pessoa.

Explicação sobre a composição da obra.