Literatura e Religião

A cadeira estará dividida em três partes: 1) A expressão literária de um sentimento religioso, 2) Crítica imanente e 3) Tolerância.

A primeira parte desta cadeira consistirá numa leitura exaustiva do romance Brideshead Revisited de Evelyn Waugh. O romance será lido na sua totalidade. A nossa leitura deverá tornar explícita a forma do romance enquanto expressão da complexidade de um sentimento religioso.

A segunda parte consistirá na leitura de textos que problematizam a relação entre religião e necessidade crítica. Serão estudados textos de: Alasdair MacIntyre, sobre o iluminismo; Leo Strauss sobre escrita e interpretação; Anscombe sobre natureza e espírito, Cornel West sobre fé e o seu potencial revolucionário; Wittgenstein sobre fé e factos.

Na terceira parte estudaremos o conceito de tolerância. Será lido um único ensaio de John Rawls, no qual muitos dos problemas anteriormente estudados serão requalificados. A leitura deste ensaio funcionará como conclusão de toda a cadeira, permitindo perceber a relação entre sentimento religioso, faculdade crítica e tolerância.